fbpx

Você já viu essa situação. Quando sente desconforto digestivo seu cachorro ou gato busca um certo tipo de planta para ingerir. Alguns lambem terra ou pedras ou, para o desespero dos tutores, comem cocô (de si próprios, de outros cães, de passarinho). Ao se entregar a esses comportamentos que nos parecem estranhos o seu peludo está tentando se auto-medicar. É a Zoofarmacognosia, termo que combina as palavras gregas “zoo” (animal), “pharma” (farmácia) e “gnosia” (conhecer) e que estuda a habilidade inata de todos os animais de buscar e identificar elementos que corrigem deficiências e desequilíbrios no corpo.

Na natureza, canídeos e felinos procuram determinadas ervas, gramíneas, insetos, fungos, raízes, partes de animais, minerais e sementes para aliviarem sintomas. Mas como fica isso com nossos cães e gatos domiciliados e totalmente dependentes de nós? Eles vão atrás do que encontram à disposição. Pode ser o papel higiênico, a “areia” do gato, suas meias, as plantas no vaso. Muitas vezes não serão opções limpas ou seguras. Você pode ajudar seu pet a tratar a si próprio disponibilizando elementos seguros com efeito terapêutico. Algumas maneiras de proporcionar isso:

  • Plante ervas medicinais em vasos (melissa, hortelã, dente-de-leão, erva-doce, orégano etc). Não deixe o vaso à disposição ou seu peludo provavelmente consumirá tudo em instantes. Ofereça periodicamente e deixe-o cheirar, selecionar o que precisa e dar umas bocadas (ou corte um pouco e ofereça).
  • Adicione ervas frescas às refeições. Salsinha, por exemplo, possui propriedades depurativas (destoxificantes), quelando (neutralizando) metais pesados e surtindo um leve efeito diurético.
  • A oferta regular, principalmente de vegetais lacto-fermentados, mas também de kefir, iogurte natural ou coalhada contribui com enzimas, vitaminas K e do complexo B, além de bactérias incrivelmente benéficas à saúde digestiva. Se tiver acesso a rúmen verde (o estômago cru de ruminantes, com matéria vegetal dentro), congele-o em freezer por pelo menos 3 dias e ofereça um pouco (cerca de 5% do total diário de alimentos) ao seu cão ou gato regularmente. A oferta frequente de probióticos melhora a digestão e absorção dos nutrientes e fortalece a imunidade.

  • Plante sementes de cevada, trigo ou milho (de preferência não-transgênicos) e sirva o “capim” deles, rico em fibras, enzimas e fitonutrientes.
  • Ofereça separadamente chás suaves e mornos de camomila, hortelã, gengibre, erva-doce, lúpulo e observe se desperta interesse.
  • Inclua regularmente spirulina, clorella e/ou moringa na dieta de seu pet. Observe como ele responde a cada uma delas. São superpotências nutritivas. Ajudam a preencher lacunas nutricionais desconhecidas que podem estar despertando interesse por lixo, fezes etc.
  • Profissionais com experiência em Aromaterapia Animal podem te orientar sobre óleos essenciais específicos (e seguros!) que ajudam a aliviar sintomas em cães (para gatos o uso de óleos essenciais ainda é considerado um pouco controverso). O processo é muito interessante. A depender do sintoma a ser tratado alguns frascos específicos de óleos essenciais são destampados e deixa-se o cão cheirá-los livremente. O óleo essencial que despertar o maior interesse contém as propriedades medicinais úteis para o peludo naquele momento!

Um ótimo site para quem busca aprender mais sobre a auto-medicação dos animais é o caroline-ingraham.co.uk mantido pela expert de renome internacional em Zoofarmacognosia, Caroline Ingraham.

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

 

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!