Não tem como negar: há cada vez mais tutores de cães e gatos trocando a ração por dietas preparadas com alimentos frescos.
Quando o Cachorro Verde foi criado, em 2008, o movimento era desorganizado, havia pouca informação disponível sobre dietas caseiras minimamente equilibradas e muita resistência dos veterinários.
Compreensível, até porque os colegas viam problemas causados por alimentação inadequada: filhotes com alterações esqueléticas por desequilíbrio na relação cálcio:fósforo da dieta, fraturas, acúmulo de líquido no abdômen por ingestão insuficiente de proteína, gatos cegos ou cardiopatas por deficiência de taurina etc.
Outras questões ainda emperram a aceitação por parte dos colegas: desconhecimento e conflito de interesses. Me formei em 2010 sem jamais ter assistido uma aula sobre como balancear uma dieta caseira. Algumas aulas na disciplina de Nutrição foram palestras de representantes de empresas de ração. E assim muitos de nós ingressam no mercado completamente ignorantes sobre dieta caseira, defendendo que comida faz mal e que ração é o único alimento adequado.
Apesar de tudo isso o movimento conquistou os tutores e foi estimulando, inspirando e em alguns casos forçando os profissionais a reconhecê-lo – seja por identificação pessoal ou para não perder espaço no mercado.
Hoje temos à disposição uma variedade de dietas comerciais reconhecidas pelo MAPA, cruas e cozidas, cursos de pós-graduação que abordam AN, suplementos específicos para essas dietas, e centenas de veterinários e zootecnistas atuando nessa área.
Ainda há profissionais contrários? Sim, e muitos. Mas podemos procurar a nossa turma. Aqui no site mantemos uma lista de veterinários e zootecnistas favoráveis às nossas dieta em praticamente todo o país e até no exterior.
Deixo abaixo referências científicas em prol de dietas com alimentos frescos. Divulgue a colegas que alegam que dietas naturais não possuem benefícios comprovados.
Por fim, faça a sua parte. Ofereça AN de maneira responsável, contando com acompanhamento profissional ou pelo menos estudando a fundo para oferecer uma dieta equilibrada, sem risco de causar os problemas graves que víamos no passado. 😉
Algumas referências:
- The relationships between environment, diet, transcriptome and atopic dermatitis in dogs, 2018. https://helda.helsinki.fi/handle/10138/231737
- Effects of Fresh Prepared, Whole Food Canine Maintenance Diets on Clinically Measurable Blood Parameters in Healthy Dogs, 2014. https://company.justfoodfordogs.com/wp-content/uploads/2014/03/Effects-of-Fresh-Prepared-Whole-Food-Canine-Maintenance-Diets-on-Clinically-Measurable-Blood-Parameters-in-Healthy-Dogs.pdf?a1371a
- Alimentos convencionais versus naturais para cães adultos, 2010. http://repositorio.ufla.br/jspui/bitstream/1/4259/1/TESE_Alimentos%20convencionais%20versus%20naturais%20para%20cães%20adultos.pdf
- The Effect of Early Diet on Canine Atopic Dermatitis (CAD) in Three High-Risk Breeds, 2009. https://benthamopen.com/contents/pdf/TODJ/TODJ-3-73.pdf
- Evaluation of the effect of dietary vegetable consumption on reducing risk of transitional cell carcinoma of the urinary bladder in Scottish Terriers, 2005. https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/16013542/
Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!