fbpx

jabuticaba

(Créditos da imagem: http://imguol.com)

Jabuticaba a gente chupa e descarta a casca, certo? ERRADO! A casca concentra uma infinidade de elementos detox e antioxidantes e por isso merece um lugar especial na dieta dos meus pets – e na minha também.

Pesquisas mostram que compostos presentes na casca desses frutos reduzem as taxas de colesterol em ratos obesos e inibem o crescimento de células tumorais de próstata e de mama.

O mérito parece ser das antocianidinas, bioflavonóides com ação antioxidante até 20 vezes superior à vitamina E. A pele das uvas roxas e vermelhas também são fonte do elemento, assim como as amoras, mas a casca da jabuticaba concentra teores ainda mais impressionantes.

O combate à oxidação que ela proporciona reduz a produção de histamina (diminuindo coceiras), afasta o risco de degeneração macular dos olhos, fortalece os vasos sanguíneos e ajuda a equilibrar as taxas de açúcar no sangue.

A casca reúne ainda outros compostos top. Um deles é a pectina, fibra solúvel capaz de varrer toxinas e metais pesados do organismo e que amplia a sensação de saciedade, além de ajudar a vesícula biliar a trabalhar melhor. Completam o time a vitamina C, o cálcio, o fósforo, o ferro e as vitaminas do complexo B. E só estamos falando da casca!

Para estender esses benefícios todos ao seu peludo, simplesmente triture no processador, liquidificador ou mixer os legumes crus preferidos dele com algumas jabuticabas inteiras – ou somente as cascas. Feita a polpa, incorpore um pouco às refeições algumas vezes por semana ou sirva como lanche. Gelado, eles adoram!

Aqui em casa faz sucesso o mix cru de cenoura (ou beterraba), jabuticabas com casca, salsão (ou couve) e algumas colheres de iogurte natural ou kefir. Mas as possibilidades são inúmeras – assim como as vantagens dessa frutinha preta. 😉