Os adeptos de AN para seus pets estão carecas de saber que a iniciativa é uma excelente promotora de saúde. Mas validação científica é sempre bem-vinda. Como esse trabalho, no qual pesquisadores de duas universidades de Pomona, na Califórnia, ofereceram dieta caseira fresca, apenas levemente cozida, a vinte e um cães saudáveis previamente alimentados com ração seca.
Esse grupo de cães teve o sangue colhido quando recebia ração e em dois momentos após a transição para a dieta caseira – seis meses depois e um ano depois. Os resultados foram comparados e revelaram que em relação aos parâmetros avaliados a alimentação natural atendeu aos requerimentos dos cães tão bem quanto a ração, com as seguintes vantagens:
- aumento da contagem normal de globulinas (anticorpos)
- aumento da contagem normal de leucócitos (células de defesa)
- aumento dos níveis de hemoglobina (molécula que transporta o oxigênio dentro das hemácias)
- aumento do hematócrito (proporção de hemácias no sangue)
Conclusão do estudo: a dieta caseira balanceada é uma alternativa válida e os parâmetros testados evidenciaram inclusive melhoras positivas na função imunológica dos cães.
Confira aqui o resumo original em inglês do trabalho, apresentado na 14a edição anual do Clinical Nutrition & Research Symposium do American Academy of Veterinary Nutrition (AAVN) . O artigo na íntegra ainda não foi publicado em um periódico e, portanto, ainda não se encontra disponível.
E que venham mais trabalhos atestando a qualidade da Alimentação Natural caseira para pets! 😉