fbpx

“Comecei a dieta natural há alguns dias e acho que meu cão/gato está constipado. E agora?”

Em primeiro lugar, é preciso diferenciar constipação do estado natural e esperado para as fezes de cães e gatos alimentados com dieta natural. A Alimentação Natural do tipo BARF ou Raw Meaty Bones contém grande porcentagem (50%) de ossos carnudos, que são ossos que contêm carne, como pescoços de frango, asas de peru, pés de porco, etc. A ingestão de meaty bones produz fezes muito reduzidas, sequíssimas, que ficam esbranquiçadas ao sol. Veja aqui como normalmente ficam as fezes dos cães que recebem dieta natural.

Esse aspecto é normal e significa que o organismo do seu pet está aproveitando muito bem os nutrientes dos alimentos ingeridos. De maneira geral, os cães devem eliminar fezes uma a duas vezes ao dia, diariamente, comendo dieta natural. Entretanto, se o cão estiver em fase de adaptação a essa nova dieta, é normal que ele apresente o intestino um pouco preso apenas temporariamente.

Já a constipação é quando o cão passa muito tempo sem defecar. Isso não é normal e precisa ser investigado. Também não é normal que o cão ou gato sinta dores ao fazer cocô, apresente feridinhas na região anal ou elimine fezes com estrias de sangue vivo.

Em caso de constipação as dicas abaixo podem ajudar. Utilize uma de cada vez, para não soltar demais o intestino.

  1. Em vez de oferecer apenas meaty bones no almoço e os todos os outros ingredientes no jantar, prepare as duas refeições com todos os ingredientes da dieta, a fim de homogeneizar as duas refeições. Os ossos muitas vezes são os responsáveis pelos cocôs mais durinhos. Dividir a quantidade diária de ossos entre as duas refeições e misturá-los aos outros ingredientes ajuda a amolecer as fezes.
  2. Capriche nas fibras. Aumente um pouco a quantidade de vegetais do jantar e dê preferência para abobrinha, abóbora, folhas verdes e banana (não a banana maçã),  se possível com casca;
  3. Mantenha a pele e a gordura das peças de meaty bones;
  4. Evite oferecer pés de frango pois essas peças contêm uma proporção maior de ossos em relação à carnes e gordura, favorecendo o ressecamento;
  5. Aumente um pouco a quantidade de óleo vegetal;
  6. Acrescente um punhado de alfafa desidratada às refeições (até 1% do volume total de alimentos diários);
  7. Acrescente um pouco de fígado cru, de boi ou de frango às refeições.

Quando os cães recebem dietas cozidas os cocôs costumam ser mais úmidos e um pouco mais volumosos. Se seu pet sofre com constipação e as dicas acima não solucionaram o problema, pode ser interessante tentar alguma dessas outras modalidades de alimentação.

Caso seu pet fique mais de 2 dias sem fazer cocô ou comece a apresentar sintomas como perda de apetite ou dor abdominal, leve-o ao veterinário.

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!