fbpx

A incidência de câncer nos cães aumentou drasticamente nos últimos anos. Em 2015, 4,2 milhões de cães receberam diagnóstico de câncer nos Estados Unidos (1). Isso equivale a 5.300 casos para cada 100.000 peludos! Para você ter uma ideia, na população humana a incidência de câncer é de 500 casos para cada 100.00 pessoas.

A boa notícia é que o estilo de vida que a gente proporciona aos nossos cães e gatos pode reduzir o risco deles desenvolverem câncer. Então, por que não começar a enxergar cada refeição do pet como uma oportunidade para protegê-lo contra essa doença?

Essa fruta composta por centenas de bolinhas vermelhas concentra mais que o dobro de polifenois que o chá verde! Polifenois são poderosos antioxidantes. A romã concentra uma variedade deles – elagitaninos, catequinas, galocatequinhas e antocianinas – tornando o efeito sobre os radicais livres especialmente potente (2).

Um estudo (3) demonstrou que o extrato de romã pode inibir a proliferação das células tumorais e levá-las a cometer apoptose, que é o suicídio celular.

Por ser uma frutinha um pouco azeda recomendo misturá-las na comida ou triturar em processador – com sementinhas e tudo – com os vegetais da dieta do pet ou com um pouco de iogurte natural, cottage ou ricota. E nem precisa oferecer muito para colher os benefícios. Um estudo (4) com cães puxadores de trenó demonstrou que basta incluir mirtilos (blueberries) como apenas 2% da dieta para haver significativa ação varredora de radicais livres. Se seu peludo recebe 500g de dieta, por exemplo, bastaria oferecer 10g por dia!

Aqui, para economizar, compramos nos supermercados pacotes de amoras e mirtilos congelados (vem cerca de 400g por pacote), até porque também as adicionamos no nosso suco verde matinal. Quando encontramos romã a bons preços retiramos da casca e congelamos os frutinhos em freezer em pequenas porções para ir oferecendo aos poucos. Misturamos bem ao alimento das nossas peludas – e elas devoram normalmente!

Referências:

1. Comparative oncology: what dogs and other species can teach us about humans with cancer, 2015 http://dx.doi.org/10.1098/rstb.2014.0231
2. Pomegranate Extracts and Cancer Prevention: Molecular and Cellular Activities, 2014.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4052369/
3. Anticancer activities of pomegranate extracts and genistein in human breast cancer cells, 2005.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16379557
4. Total antioxidant power in sled dogs supplemented with blueberries and the comparison of blood parameters associated with exercise, 2006.
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/16520073

 

Comunicado do site Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança. Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!