O sábado do dia 23 de março marcou a estréia do nosso curso em Curitiba. Foi nosso primeiro curso teórico deste ano abordando dietas caseiras naturais tanto para cães quanto para gatos, e nosso sexto curso até hoje. Só para lembrar: em 2012 fizemos um curso em São Paulo, um no Rio de Janeiro e um em Florianópolis. E este ano houve dois cursos teórico-práticos abordando exclusivamente cães em São Paulo (em fevereiro e em março).
O início do curso foi ligeiramente conturbado, culpa do cancelamento abrupto do meu vôo de São Paulo a Curitiba – eu deveria ter embarcado às 7:00 e chegado na FUNPAR (Fundação Universidade do Paraná) às 8:00. Mas precisei subir no próximo vôo, das 8:30, o que me fez chegar às 9:30 e atrasar 15 minutos o início da apresentação. Mas todas as participantes (só mulheres nesse curso de Curitiba!) foram gentis e compreensivas – ufa! Assim sendo, o curso começou às 10:15 e finalizou oficionalmente por volta das 16:20.
E foi uma delícia – um dos melhores cursos que já ministrei. Infelizmente, nem posso dizer que vi e conheci Curitiba, porque cheguei e me fui no mesmo dia, mas tive uma ótima impressão do que pude ver da cidade, que me pareceu muito planinha e limpa. O auditório da FUNPAR, localizado no centro da cidade, atendeu perfeitamente as exigências do curso, proporcionando uma sala de aula moderna e agradável. O coffee-break, que contratei por fora, ficou o tempo todo disponível na sala, coisa que adoro e que infelizmente nem todo estabelecimento permite.
O público mais uma vez foi bastante diversificado, o que torna tudo muito mais interessante. Essa edição em particular teve a distinção de contar com uma turma menor (18 inscritas) mas com o maior número de veterinárias em todos os cursos que já apresentei, o que é um inequívoco sinal da crescente aceitação da Alimentação Natural caseira para pets no Brasil. Também contamos com zootecnistas, estudantes de Veterinária e muitas tutoras, criadoras e protetoras, algumas vindas de outros Estados, o que sempre me surpreende.
Durante o primeiro intervalo, recebi no auditório a visita de uma cliente encantadora, a Isa, tutora do gatão Roy, que ao trocar a ração seca convencional por dieta caseira natural, melhorou quase milagrosamente de um quadro crônico de diarreia que durou 10 anos e que era apenas amenizado com administração de corticóides. Na hora do almoço, todas fomos a um shopping localizado próximo à FUNPAR, onde curti muito a boa comida, a conversa e o preço do prato – nada menos que um terço do que eu pagaria em São Paulo rs
Outra surpresa deliciosa foi o final do curso. Depois de exibir dois vídeos mostrando o preparo da Alimentação Natural crua e cozida e encerrar a apresentação, algumas moças gentilmente me perguntaram se eu poderia estender um pouco o tempo do evento e falar sobre o meu segundo assunto favorito: vacinação de cães e gatos à luz das novas diretrizes científicas internacionais. Ah, foi a cereja do bolo! E melhor ainda: virtualmente todas ficaram para essa discussão, o que deixou muito satisfeita, dada a relevância do assunto.
Em suma, a experiência toda foi fantástica e espero ter ajudado a formar um pequeno núcleo de interessados por Alimentação Natural caseira para pets em Curitiba!
Em breve anunciarei aqui no blog, no Twitter e no Facebook do Cachorro Verde o restante da agenda de cursos para este semestre. Agora em abril retornarei ao Rio de Janeiro, em maio devo ir a Salvador (informações muito em breve) e em junho provavelmente repetirei o curso em São Paulo. Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte estão nos planos deste ano para as próximas edições!
Agradecemos a todos as participantes pela acolhida!
Fiquem com as fotos do evento (nada profissionais, feitas com meu celular).