Para comemorar que alcançamos 200 mil seguidores no nosso Instagram nos últimos dias, resolvemos compartilhar essas receitas de petiscos refrescantes para aliviar o calorão dos pets nesse verão. E dos tutores também, porque muitas dessas receitas podem ser compartilhadas com humanos já que são deliciosas.
Mas lembre-se de oferecer com moderação para os peludos. Uma boa regrinha é que um petisco não deve ultrapassar 10%, no máximo 15% do total diário de alimento servido. Por exemplo, a Polly come 300g de AN por dia, logo, vou servir a ela entre 30g a 45g de picolé.
Se seu cão ou gato sofre de algum quadro crônico, como doença renal ou diabetes, consulte a veterinária que o acompanha sobre qual picolé seria mais indicado.
Sorbet de Frutas
“Sorbet” nada mais é do que um sorvete de polpa de fruta, à base de água – sem leite. Por isso a receita é bem simples:
Bata no processador 100g de uma fruta picada e congelada (sugestões na próxima imagem) com meia xícara de água filtrada ou água de coco e sirva logo em seguida, enquanto estiver cremoso.
Quais frutas posso usar?
- Inteiras: goiaba, morango, amora, mirtilo (blueberry)
- Sem casca: abacaxi, banana, kiwi, coco
- Sem semente: acerola, pitanga, pêssego, ameixa, maçã, pera, caju, tomate
- Sem casca e sem semente: manga, melão, melancia, mamão, laranja, limão, tangerina, maracujá
ALERTA: uva e carambola NÃO podem ser oferecidas a cães e gatos
Geladinho de Frutas
Ou seria sacolé? Como você chama na sua cidade?
Bata no liquidificador 100g de uma fruta fresca (da tabela anterior) com uma xícara de água filtrada ou água de coco natural e despeje em saquinhos compridos ou em forminha de gelo ou de picolé. Não precisa coar nem adoçar. Leve ao congelador quando endurecer, desenforme e sirva para o pet.
No capricho
Nessas duas receitas vale combinar duas ou mais frutas, assim como adicionar também ervas frescas, vegetais ou especiarias para mais nutrientes e mais sabor: hortelã, salsinha, canela, cúrcuma, gengibre, manjericão, capim limão, salsão, couve, cenoura, beterraba, pepino, erva doce, clorella, spirulina…
Alguns exemplos de combinação de sucesso:
- abacaxi + hortelã + gengibre
- laranja + acerola + cenoura
- morango + amora + mirtilo
- mamão + laranja
- tangerina + capim limão
- tomate + salsão + manjericão
- manga + cúrcuma
Cubinhos refrescantes
Despeje água de coco natural em uma forminha de gelo, deixando um pouco de espaço em cada cubo. Espalhe pedacinhos pequenos de frutas variadas em cada cubo da forminha, leve ao congelador ou freezer e sirva para o pet depois que endurecer.
Picolé carnívoro
Despeje caldo de ossos em forminhas de picolé ou de gelo e distribua pedacinhos de carne em cada unidade. Se quiser usar palitos nos seus picolés, evite os de madeira e de plástico (para que não sejam engolidos pelos cães). Use no lugar deles algo comestível, como talos de salsão, palitos de cenoura, de pepino ou de biscoito, ou vergalhos desidratados.
Refresco do côco
Bata no liquidificador 100g de coco fresco (ralado ou em pedaços) com 300ml de água fervente. Coe o líquido, dispense a polpa e volte o líquido para o liquidificador. Espere esfriar e então acrescente um punhadinho de folhas de hortelã, meio limão com casca, e bata novamente. Coe, despeje o líquido em uma forminha, leve ao congelador ou freezer e sirva para o pet depois que endurecer.
Picolé de iogurte
Misture delicadamente um pote de iogurte natural integral (200g) ou kefir com 1/2 xícara de frutas picadas da sua preferência – morango, banana, mamão, frutas vermelhas, pêssego, abacate, manga…
Em seguida despeje em uma forminha, leve ao congelador ou freezer e sirva para o pet depois que endurecer.
Ah sim, todas essas receitas são adequadas para cães e para gatos também.
Se você gostou dessas receitas, saiba que o Cachorro Verde tem um Curso Online de Petiscos Funcionais com dezenas de outras receitas como essas, além de um conteúdo riquíssimo contando as vantagens de preparar os petiscos em casa.
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!