Fonte: blog Mãe de Cachorro Também é Mãe!
Um relatório do governo dos Estados Unidos diz que sim e detalha o que seria o primeiro surto em pessoas contaminadas com alimentação animal. Como? Clique aqui e leia!
Mas leia também este outro texto aqui e minhas considerações abaixo sobre o assunto, por favor… De salmonela eu entendo um pouco, afinal, quase morri de salmonelose quando tinha 15 anos!!!
1) A bactéria da salmonela só apresenta risco para cães imunossuprimidos (ou seja, com imunidade baixa)
2) A bactéria da salmonela existe na ração, na carne crua, na lagartixa e no passarinho caçados, no lixo revirado, no solo de parques e na grama do jardim, no cocô dos passarinhos e na água do vaso sanitário… Em resumo, existe na rotina de seu pet e na sua!
3) Já nos humanos… as pessoas são menos resistentes à bactéria da salmonela por terem hábitos de higiene e por consumirem carnes cozidas. Mas, teoricamente, também é preciso estar com a imunidade comprometida, e é por isso que crianças e idosos correm mais riscos de contraírem a doença, que não é a salmonela e sim a salmonelose.
4) Ter a bactéria da salmonela não é mesmo que desenvolver salmonelose. Salmonelose é a doença, significa que a bactéria colonizou o trato intestinal. Ter salmonela significa que existe uma pequena população que está sendo mantida sob controle no trato intestinal.
E como estudar nunca é demais e é tãooo bom/necessário/gostoso/útil estar bem informado, sugiro que vocês leiam também este link aqui, que fala de bactérias, nossos peludos e nós!