Dando continuidade aos lindos exercícios propostos pelo médico-veterinário Dr. Demian Dressler (os ultimos foram a Biografia e a Declaração de Gratidão) em seu ótimo livro “The Dog Cancer Survivor Guide” (algo como ” Guia de Sobrevivência do Cão com Câncer”), inédito no Brasil. Esta é a “Massagem da Mensagem”.
Massagem da Mensagem
Duração: 10 minutos
Indicação: sentimentos de tristeza ou ansiedade
Autor: Dr. Demian Dressler
Tradução: Sylvia Angélico
Alguns tutores lidando com câncer em seus peludos sentem-se terrivelmente entristecidos, culpados ou anestesiados. Fazer uma massagem em seu pet pode reconectar você e seu cão ou gato ao amor que ambos compartilham. Isso ameniza a dor emocional e também é muito positivo para seu pet. A massagem é hoje em dia uma modalidade de tratamento incorporada regularmente em centros de cuidado com pacientes com câncer, como o New York’s Memorial Sloan-Kettering Câncer Center.
Massagear seu peludo é um exercício gentil e curativo. Também representa uma atividade natural de cães e gatos. Pets que vivem em grupos cuidam uns dos outros usando suas línguas fortes como instrumento de massagem Se seu pet já te lambeu alguma vez quando você estava se sentindo triste ou cansado, você estava recebendo uma “Massagem da Mensagem”(acredito que a mensagem era “eu te amo”).
Você pode mandar essa mensagem de volta para seu pet. A duração e o ritmo da sua massagem deve depender do estado de espírito e disposição do seu pet.
Aqui vão algumas dicas para aplicar uma boa Massagem da Mensagem:
Comece a massagem quando o animal já estiver relaxado, por exemplo, sentado calmamente ou deitado ao seu lado. Se você der início à massagem quando seu peludo estiver brincando, ele poderá rejeitar a massagem.
Comece devagar e bem gentilmente. Pets parecem preferir pressão de intensidade leve a média, exatamente como seria se estivessem recebendo massagem com lambidas. Se você pensar em seu dedos e mãos como sendo línguas, isso irá ajudar a manter o toque leve e macio. Faça movimentos circulares e repetitivos, como se estivesse pintado com os dedos devagarzinho. Evite cutucar com as pontas dos dedos e não use os ossos do dorso das mãos ou qualquer objeto que tenha bordos.
Preste atenção ao nível de conforto manifestado por seu peludo durante a massagem. Se os músculos se tornam pesados e macios sob seus dedos, você está fazendo um ótimo trabalho. Se ele se mexe, se afasta, enrijece a musculatura, você provavelmente está apertando fundo demais ou focando muito tempo em somente uma área.
Animais com câncer podem estar extremamente sensíveis. Pare um pouco e veja se ele relaxa. Se ele relaxar, siga massageando. Se ele permanecer rígido, tenso, interrompa a massagem e deixe para tentar de novo em uma outra hora, oferecendo alguns afagos leves.
Há certas áreas nas quais os cães, em particular, adoram receber massagem. Você pode tentar:
* os músculos no topo do pescoço
* os músculos à direita e à esquerda da coluna
* os músculos à direita e à esquerda das laterais do crânio
* os ombros
* os músculos das coxas
* os músculos na frente e atrás da “panturrilha” e antebraço
Não massageie sobre um tumor ou a área em volta dele. Evite também a região ventral do pescoço para não estimular o nervo vago, o que pode diminuir o ritmo cardíaco. As sessões de massagem podem durar pelo tempo que seu peludo tolerar e curtir.
Esse é um dos melhores jeitos de driblar sentimentos de impotência, tristeza e culpa. Também ajuda seu peludo, assegurando a ele que sua “matilha” cuida dele. Faça quantas sessões de massagem quiser por semana. Não há como exagerar. Desde que seu amigão demostre estar gostando.
Créditos da imagem: http://www.k9-massage.co.uk/