fbpx
Cães e gatos que recebem Alimentação Natural (AN) não estão consumindo somente alimento, mas água também. Estima-se que 70% do peso da AN seja água. Em contrapartida, ração seca contém somente cerca de 10% de umidade. É por esse motivo que pets alimentados com AN sentem menos necessidade de beber água, mas ainda assim urinam bastante.

Para a maioria dos pets a água presente no alimento natural e um pouquinho de água ingerida por fora pode muito bem ser o bastante. Mas para outros pode ser recomendado estimular o consumo hídrico. Cães das raças Pug, Shih Tzu e Schnauzer são muito predispostos a problemas urinários, como formação de cristais na urina (que podem evoluir para cálculos) e cistite (infecção da bexiga por bactérias). Assim como qualquer cão ou gato com histórico de problemas urinários ou que tenha apresentado no exame de urinálise (ou “urina tipo I”) uma urina excessivamente concentrada (densidade urinária acima de 1,040) e presença moderada ou importante (2+ ou 3+) de cristais na urina.

Nesses casos sugiro fazer um cálculo simples para descobrir quanto de água o pet deve ingerir por dia a fim de produzir urina clarinha e abundante e eliminar cristais e bactérias de forma natural. Cães com tendência a ter cistite e/ou cálculos urinários devem ingerir entre 60ml e 70ml de água por kg de peso por dia. Minha Polly, por exemplo, que pesa 8kg, precisaria ingerir pelo menos cerca de 480ml de água por dia. Ela recebe 380g de AN por dia, que fornecem aproximadamente 270ml de água (70% de 380g). Então preciso dar um jeito de ela ingerir 110ml de água por fora.

Se eu fracionar os 360g de dieta em 3 refeições e adicionar 3 colheres de sopa de água a cada uma na hora de servir, Polly ingerirá 135ml a mais de água (1 colher de sopa de água = 15ml de água). Pronto! Sugiro adicionar entre 2 a no máximo 5 colheres de água por refeição do pet, de acordo com o porte dele e com a quantidade de alimento servido. Mas não se empolgue. Ingestão excessiva de água nas refeições dilui o suco gástrico, dificultando a digestão e também gera um estado de super diurese forçada, que manda embora vitaminas hidrossolúveis (a C e as do complexo B) e sais minerais.

Para gatos o indicado são 200ml a 250ml de água para um gato de 5kg de peso. Mas só convém fazer a continha e adicionar o restante se o gato tiver histórico de formar cálculos ou cistites.

Outras maneiras de estimular o consumo de água são servir pequenas porções de melancia ou melão ou de água saborizada algumas vezes ao longo do dia. Caldo caseiro de ossos (receita aqui: cachorroverde.com.br/caldo) adicionado à água, água de coco natural adicionada à água e iogurte natural adicionado à água são boas opções. É preferível servir um pouco (exemplo: 30ml a 150ml, a depender do porte) 3x ao longo do dia do que muito de uma única vez. O que buscamos com essa medida é manter a urina diluída ao longo do dia – e não apenas um único xixizão. E lembre-se que igualmente importante é proporcionar diversas oportunidades para o peludo fazer xixi ao longo do dia.

Comunicado do site Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!