No Cachorro Verde divulgamos informações sobre o preparo de três tipos de dietas caseiras balanceadas para cães adultos, filhotes e idosos saudáveis. São elas:
– Alimentação Natural CRUA COM OSSOS
– Alimentação Natural CRUA SEM OSSOS
– Alimentação Natural COZIDA
As três formas são balanceadas e baseadas em dietas postuladas por médicos-veterinários autores de livros consagrados – no site cachorroverde.com.br você encontra as referências por trás de cada modalidade.
Portanto, se você seguir nossas orientações à risca (os manuais completos sobre cada dieta estão disponíveis no site e também no nosso curso online), nada faltará ao seu peludo. Os requerimentos nutricionais dele serão plenamente atendidos com uma dieta fresca, variada e natural!
Mas diante dessas opções – com ossos, sem ossos, crua, cozida – qual delas escolher?Vamos contar um pouquinho sobre vantagens e desvantagens de cada uma a seguir.
Quais são as modalidades de Alimentação Natural?
- A AN crua com ossos é composta por ossos crus mastigáveis, como pescoço, dorso ou asas de aves, carnes desossadas cruas, vísceras cruas e vegetais crus triturados.
- A AN crua sem ossos inclui carnes desossadas cruas, vegetais crus e triturados ou cozidos e, para os cães, geralmente tubérculos ou grãos cozidos.
- A AN cozida é composta por carnes desossadas, vísceras, vegetais e, para os cães, geralmente tubérculos ou grãos, todos cozidos.
Vantagens da CRUA COM OSSOS
- É a mais ancestral das três, sendo a que mais se assemelha à dieta que um lobo ou felino selvagem teria na natureza.
- Combate o tártaro. A presença de ossos carnudos crus estimula a mastigação, promovendo a remoção mecânica da placa bacteriana que forma o tártaro.
- A mastigação de peças com ossos proporciona enriquecimento mental e fortalecimento dos músculos faciais.
- A presença de ossos carnudos crus fornece tendões, ligamentos, cartilagem (rica em colágeno e condroitina), além de abundância de minerais.
- A inclusão de ossos na dieta fornece todo o cálcio e fósforo que o peludo precisa em qualquer faixa etária, em proporção harmoniosa.
- Costuma ser um pouco mais econômica por conter uma boa porção de ossos carnudos crus de aves, peças consideravelmente mais em conta que carne desossada.
- É mais prática porque dispensa cozinhar tudo, sujar panelas e depois ter que lavar um montão de louças. Basta combinar os ingredientes crus.
- O cocô que resulta dessa dieta é bem sequinho, pequeno e de odor discreto, ideal para desencorajar a coprofagia (consumo de fezes).
Desvantagens da CRUA COM OSSOS
- Você precisará triturar os ossos se seu pet não puder mastigar ossos carnudos crus devido à problemas dentários ou dificuldade de deglutição.
- Devido à presença de ossos e carnes cruas, essa dieta pode não ser bem tolerada por cães e gatos de digestão sensível.
- Recomendo congelar carnes, vísceras, ossos e peixes crus em freezer por alguns dias antes de servi-los ao pet para aumentar a segurança contra parasitos.
Vantagens da CRUA SEM OSSOS
- Bem aceita por cães que não gostam ou não podem mastigar ossos.
- Localizar um fornecedor de ossos carnudos crus variados pode não ser fácil. Esse modelo de dieta dispensa esse ingrediente, facilitando o planejamento.
- É relativamente prática porque somente os carboidratos precisam ser cozidos; carnes, vísceras e até vegetais podem ser oferecidos crus.
Desvantagens da CRUA SEM OSSOS
- Não entram ossos carnudos crus nessa dieta; logo, você precisa suplementar cálcio e, para filhotes, também o fósforo.
- Uma dieta macia não ajuda na prevenção do tártaro. Contorne isso escovando os dentes do seu pet e/ou oferecendo um osso recreativo 1x por semana.
- Recomendo congelar carnes, vísceras, ossos e peixes crus em freezer por alguns dias antes de servi-los ao pet para aumentar a segurança contra parasitos.
Vantagens da COZIDA
- Apela a paladares exigentes. Tem peludo que só aceita carnes, vísceras e legumes cozidos. É justificável. Comidinha cozida é mais saborosa e cheirosa!
- Alguns pets não toleram bem ossos e carnes cruas. Aqueles com digestão mais sensível tendem a se dar melhor com uma dieta sem ossos e cozida.
- Algumas pessoas não se sentem confortáveis oferecendo carnes cruas. Se esse é o seu caso, não deixe isso te impedir de oferecer AN e cozinhe.
- Não requer congelamento prévio em freezer. O cozimento destrói parasitos porventura presentes nas peças cruas. É só cozinhar e servir!
Desvantagens da COZIDA
- Mais trabalhosa. Nesse modelo de dieta você cozinha tudo. Isso aumenta o trabalho que a dieta dá. Mas não é nada que um bom planejamento não resolva.
- O cozimento desidrata as proteínas, rendendo porções menores. Como a pesagem dos alimentos é feita depois do cozimento, você precisará comprar mais carnes e vísceras.
- Não entram ossos nessa dieta; logo, você precisa suplementar cálcio e, para filhotes, também o fósforo.
- O cozimento excessivo destrói enzimas e grande parte da taurina, além de prejudicar outros elementos, como as vitaminas. Prefira manter as carnes mal-passadas.
Posso alternar entre as modalidades?
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!