fbpx

Incluir ovos regularmente faz muita diferença no perfil nutricional da Alimentação Natural (AN) de cães e gatos em qualquer modalidade (Cozida, Crua e Crua Com Ossos). Mas muita gente comenta que não sabe como preparar e oferecer ovos. É o seu caso? Então, se liga nessas dicas! 😉

Ovos são fonte de colina, uma vitamina do complexo B que favorece a saúde neurológica. Também tem enxofre, que fortalece unhas e pêlos, além de zeaxantina e luteína, poderosos antioxidantes encontrados na gema. A proteína encontrada na clara (albumina) apresenta biodisponibilidade e digestibilidade excepcionais. A não ser que seu pet seja intolerante ou sensível (alérgico) a ovos, não há motivo para deixar esse super alimento de fora da dieta.

A oferta regular de ovos com moderação, a meu ver, é mais vantajosa que oferecer muitos ovos apenas de vez em quando. Até porque ovos são ricos em gordura, fósforo e podem causar gases se consumidos em excesso. O que sugiro de maneira geral é:

  • Cães de porte miniatura e gatos saudáveis: 1/4 de ovo de galinha (ou 1 ovo de codorna) 3x por semana, como petisco (à parte da dieta) ou em substituição à mesma quantidade em gramas de carne da dieta.
  • Cães de porte pequeno: 1/2 ovo de galinha ou 2 ovos de codorna da mesma maneira que indiquei acima.
  • Cães de porte médio: 1 ovo de galinha ou 4 de codorna.
  • Cães de porte grande e gigante, 1-2 ovos de galinha ou 4-8 ovos de codorna.

Muitos pets toleram bem ovos crus. Para outros pode causar fezes amolecidas ou com muco. Minha Golden Retriever que já se foi, a Corah, se tornou intolerante a ovo cru com o passar do tempo, apesar de ter passado a vida consumindo carnes, vísceras e ovos crus. É verdade que a clara crua contém um fator antinutricional chamado avidina, que interfere na absorção da biotina, uma vitamina do complexo B. Mas isso só se torna um problema se você oferecer somente grandes quantidades de clara crua, sem servir junto a gema (que é fonte de biotina). Por isso, ofereça sempre o ovo completo: clara e a gema. A bactéria salmonela, que pode contaminar o ovo quando a casca é quebrada, não é uma ameaça a cães e gatos saudáveis, inúmeros estudos comprovam que eles a têm normalmente no intestino.

Se preferir, cozinhe os ovos levemente – por 4 minutos em água fervente – espere esfriar e sirva. Ovos podem ser congelados com a porção diária. Aqui, incluo 1 ovo de galinha cru bem misturado no preparo de 1kg de AN crua para minha gatinha. Ou inclua-o na hora de servir, fresquinho. Ofereça com ou sem a casca. A casca servida inteira não é aproveitada como fonte de cálcio e costuma sair nas fezes, mas não faz mal.

Ovos de galinhas criadas soltas, com dieta variada e manejo livre de antibióticos são mais saudáveis que os de aves em regime de granja. Mas se somente ovos convencionais estiverem ao seu alcance, sem problemas. Já serão adições valiosas à AN do seu peludo!

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!