Tem novidade para quem prepara a AN (Alimentação Natural) do seu cão: os novos suplementos “Food Dog – Dietas Cruas Com Ossos” e “Food Dog – Dietas Cruas Sem Ossos”, da Botupharma.
Faço essa divulgação com orgulho porque participei do desenvolvimento desses suplementos, juntamente com a habilidosa formuladora Dra. Celina Okamoto, também nutróloga veterinária. Em 2020, a Celina me chamou para uma reunião, atenta ao crescente interesse do público por dietas biologicamente apropriadas.
Afinal, uma coisa é desenvolver um suplemento para enriquecer uma alimentação básica – com peito de frango, arroz integral e um ou dois vegetais. Uma dieta assim tem grandes e numerosas lacunas nutricionais e exige um suplemento abrangente e volumoso. Outra coisa é equilibrar uma dieta já bem densa em nutrientes, com proteínas animais variadas (bovino, porco, peixe, frango, ovos), vísceras, ervas, vegetais de cores diferentes etc.
Outra importante diferença é o perfil de macronutrientes (proteína, gordura e carboidratos) de dietas básicas e das dietas mais ricas. No primeiro modelo geralmente temos um teor elevado de carboidrato, moderado de proteína e baixo de gordura. Já as dietas do segundo exemplo costumam ser ricas em proteína, têm moderado a elevado de gordura e baixo a moderado de carboidrato.
Isso, sem falar que dietas com ossos carnudos crus, como a AN crua com Ossos, BARF e Prey Model Raw (PMR), dispensam completamente a adição de cálcio e fósforo, fornecidos pelos ossos.
Ajudei a fazer a ponte entre esses modelos de dietas e a Botupharma. Consideramos as exigências de um público em geral bem engajado e informado sobre dieta e fisiologia canina, a composição e proporções dessas dietas e suas possíveis deficiências ou insuficiências nutricionais perante o que se considera serem os requerimentos nutricionais mínimos dos cães.
Pessoalmente falando, era importante que os suplementos derivassem parte de seus nutrientes de ingredientes funcionais e que bastasse uma dose pequena para equilibrar a dieta.
O feedback tem sido muito bom (a Polly já aprovou!). Bora conhecer os novos suplementos?
Novos Food Dog
São dois: o “Dietas Cruas Sem Ossos” e o “Dietas Cruas Com Ossos”.
Ambos são suplementos de vitaminas e minerais criados para equilibrar refeições de Alimentação Natural. Eles fornecem nutrientes que podem ser mais difíceis de encontrar em doses adequadas, como iodo, manganês, zinco, cálcio e vitaminas E e D.
Não devem ser adicionados a dietas comerciais já suplementadas, como a ração ou como dietas naturais em lata.
Use o “Dietas Cruas Sem Ossos” em dietas cruas sem ossos. Pode ser usado em dietas cozidas? Sim, contanto que sejam dietas cozidas caprichadas, com inclusão regular de um pouquinho de vísceras (como fígado), de carnes de espécies diferentes e vegetais variados.
Use o “Dietas Cruas Com ossos” em dietas que diariamente incluem ossos carnudos crus, como BARF, Prey Model Raw (PMR) e a AN Crua Com ossos.
Não use o “Dietas Cruas Com Ossos” para equilibrar dietas sem ossos, pois esse Food Dog não fornece cálcio e fósforo. Da mesma forma, não use o “Dietas Cruas Sem Ossos” em dietas que incluam diariamente ossos carnudos crus, pois ocorrerá fornecimento excessivo e desnecessário de cálcio e fósforo.
Composição:
Ambos os suplementos contêm superalimentos densos em nutrientes com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes, como biomassa de microalgas, cúrcuma, própolis mirtilo, gengibre e moringa, além de prebióticos (FOS e GOS), que servem de alimento para as boas bactérias intestinais. Não contêm levedura de cerveja, já que há cães sensíveis a ela. Os minerais estão em forma quelatada (associados a aminoácidos) para garantir uma melhor absorção.
Esses suplementos fornecem também ômega-3?
Não, os suplementos da linha Food Dog fornecem vitaminas e minerais. Os ácidos graxos ômegas-3 EPA e DHA também são considerados nutrientes essenciais para cães e gatos de todas as idades, mas podem ser fornecidos por alimentos naturais (sardinha, manjubas, arenque, anchovas) ou por cápsulas de óleo de peixe ou de krill.
Quanto e como adicionar?
“Dietas Cruas COM Ossos”: basta 2,5g para cada 1kg de dieta crua com ossos pronta.
“Dietas Cruas SEM Ossos”: basta 6g para cada 1kg de dieta crua sem ossos pronta (ou cozida variada). A diferença no volume dos dois suplementos é em função da presença de cálcio e fósforo do produto voltado a dietas sem ossos.
O Food Dog é um suplemento em pó e o frasco vem com duas colheres dosadoras: na versão Crua com Ossos de 1,0g e 5,0g e na versão
Crua sem Ossos são de 1,5g e 5,5g. Misture bem o suplemento ao total diário de alimento ou divida a dosagem em pelo menos duas das refeições diárias e sirva. Se preferir, congele a porção diária com o suplemento já misturado. Nesse caso, não empregue calor ao descongelar ou aquecer o alimento, pois leva à perda de nutrientes. Prefira o descongelamento na parte mais baixa da geladeira ou em banho-maria. Sirva o alimento em temperatura ambiente, recém tirado da geladeira (muitos cães aceitam assim) ou, no máximo, levemente aquecido. (A exceção são os ossos, que se aquecidos ou cozidos, se tornam perigosos.)
Introdução gradativa
É fundamental introduzir gradualmente qualquer Food Dog, para prevenir rejeição ou reações como vômito. Determine a dosagem diária que deve ser adicionada ao alimento. Durante os primeiros três dias, administre somente 1/4 dessa dose, misturando bem ao alimento. Aumente 1/4 da dose a cada 3 dias, até atingir a dose cheia.
Pets com doenças crônicas podem usar esses Food Dog?
A linha Food Dog tem alguns produtos específicos para suplementar dietas caseiras terapêuticas, aquelas formuladas para auxiliar no controle de certas doenças. É o caso do “Food Dog – Dietas Hiperprotéicas”, que pode ser utilizado em dietas de pacientes com câncer, e do “Food Dog – Baixo Fósforo”, indicado a dietas que restringem fósforo, como a de cães nefropatas (com doença renal crônica) e formadores de cálculos de estruvita. Dependendo do quadro e da dieta pode ser que esses novos Food Dog sejam adequados. Mas verifique sempre com o profissional que orienta e acompanha a dieta do seu peludo.
Um filhote de cão pode receber esses Food Dogs na dieta?
Se ele recebe AN Crua Com Ossos, sim. Utilize a mesma dosagem indicada para cães adultos (2,5g por quilo de alimento pronto). Mas se ele recebe AN Crua Sem Ossos, o suplemento para ele será o “Food Dog – Crescimento”, por conter mais cálcio e fósforo, na dose de 2,5g a 3g para cada 100g de alimento pronto.
Gatos que comem AN crua podem usar esses Food Dogs?
O “Food Dog – Dietas Cruas Com Ossos” pode ser utilizado na dieta crua com ossos de gatos saudáveis de todas as idades, desde que haja uma fonte diária de taurina na dieta (como carne de coração crua, picada – não moída; do contrário, a taurina se perde). Isso, porque esse Food Dog, tendo sido desenvolvido para cães (que não possuem um requerimento estabelecido de taurina) fornece uma pequena dose desse aminoácido que é crítico para o gato. A dose se mantém: 2,5g para cada 1kg de alimento pronto.
O mesmo vale para o “Food Dog – Dietas Cruas Sem Ossos”. Pode ser oferecido a gatos saudáveis de todas as idades, desde que recebam fonte de taurina na dieta diariamente. A dosagem desse suplemento para gatos filhotes é de 7g para cada 1kg de alimento pronto. Lembrando que a Botupharma tem um suplemento específico para gatos que recebem dietas sem ossos, o “Food Cat”.
Os novos Food Dogs estão à venda em pet shops e online, em embalagens de 100g e 500g. Para saber mais, acesse: https://botupharmapet.com.br/linha-food-dog
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!