Uma receita super bacana para complementar a alimentação de cães convalescentes, desnutridos, gestantes e/ou lactantes, ou mesmo para substituir de vez em quando uma refeição para cães saudáveis. É sucesso garantido com todos os nossos peludos, principalmente durante os meses mais frios!
Ingredientes:
- 1/2 xícara de aveia em flocos ou aveia prensada
- 1 xícara de leite integral de boa qualidade – ou leite de amêndoas, de arroz ou de coco
- 1 xícara de água filtrada
- 1 ovo de galinha (gema e clara)
- 1 colher de sopa de óleo de coco ou de manteiga (não substitua por margarina, é gordura prejudicial à saúde) ou óleo de coco
- 1 pitada de canela em pó (opcional)
– dê preferência a ingredientes orgânicos
Modo de preparar:
Misture em uma panela pequena a aveia, o leite e a água. Leve ao fogo, mexendo sempre. Quando engrossar e a aveia estiver bem cozida, desligue o fogo e imediatamente acrescente o ovos cru e a manteiga ou óleo de coco ao mingau quente. Misture bem, espere esfriar, polvilhe a pitada de canela em pó e sirva. Refrigere o que sobrar por até 2 dias.
Para um mingau ainda mais nutritivo você pode deixar a aveia de molho no dia anterior em uma tigela de vidro com meio litro de água morna, algumas gotas de soro de iogurte ou suco de limão, e uma colher de sopa de farinha de trigo integral ou centeio. Isso vai fazer a aveia perder o ácido fítico, um antinutriente que dificulta a absorção de minerais importantes para o organismo. Na hora de preparar o mingau, basta coar a aveia com uma peneira e lavar bem em água corrente.