fbpx

Conhecida em inglês como NEM (de “Natural Eggshell Membrane”), a membrana da casca do ovo é aquela película fina que forra a casca de ovo por dentro, sabe? Pois ela tem efeito incrível sobre as articulações. Estudos (listados abaixo) demonstram que a ingestão de membrana de cascas de ovos por pacientes humanos e caninos reduz de maneira rápida e dramática a dor e a rigidez nas articulações e o incômodo pós-exercícios.

O segredo está na mistura de substâncias que forma essa melequinha: colágeno tipo I, elastina, desmosina, isodesmosina, glicosaminoglicanos (inclui glicosamina, condroitina e ácido hialurônico), que garantem elasticidade do tecido conjuntivo e lubrificação das articulações, e o Fator de Crescimento Transformador beta, proteína que regula a função imunológica e a diferenciação celular.

Então, quebrou um ovo? Quebre um cantinho da casca e puxe a película de fora para dentro, delicadamente, como mostramos na foto, ou raspe o interior da casca dos ovos com uma colherinha, cru mesmo, e adicione à dieta do seu pet. Ainda não sabemos se os efeitos são os mesmos usando as membranas congeladas ou refrigeradas – aqui em casa sempre oferecemos as membranas frescas de ovos recém quebrados. Acreditamos que não tenha problema congelar ou refrigerar, mas não temos a experiência nem as referências para recomendar ou contra-indicar o uso dessa forma.

Quantidade recomendada:

  • membranas de meio a 2 ovos para cães de porte pequeno (até 10kg)
  • membranas de um a 3 ovos para cães de porte médio (10kg a 25kg)
  • membranas de 2 a 4 ovos para cães de porte grande (+ de 25kg)

Diariamente, ou sempre que você tiver cascas disponíveis e quiser oferecer.

Em alguns países é possível comprar comprimidos ou cápsulas de membranas de casca de ovo para tomar como suplemento. Para esses casos a dose indicada é de 150mg para cada 10kg de peso do cão.

Referências:

 

Comunicado do site Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!