A prática do jejum intermitente (JI) para cães envolve servir o alimento com uma regularidade estratégica que confere benefícios à saúde e faz sentido biologicamente. Na natureza os canídeos passam horas/dias sem se alimentar entre uma refeição e a próxima. Ficar regularmente um período sem digerir alimento estimula a quebra de gordura e a liberação de toxinas. Otimiza reparos teciduais, ativa o sistema imunológico, favorece a função mitocondrial e reduz a concentração de insulina no sangue, o que pode ajudar a modular processos inflamatórios e diminui a resistência insulínica.
Existe mais de uma maneira de instituir JI para seu cão. Alguns tutores escolhem um dia por semana para restringir alimentos ao seu pet. Outros escolhem um dia por semana para servir uma única refeição do delicioso caldo caseiro de ossos, que nutre e sacia, mas não quebra o jejum.
Outros tutores servem uma única refeição por dia ao seu cão todos os dias – ao invés de 2 ou 3 refeições. Com isso, o cão recebe alimento todo dia, mas jejua por 23h. E existe o jejum praticado em janelas de 6-18h ou 8-14h. Calma que eu explico: nesse caso, o cão recebe 2 refeições por dia em uma janela de 6-8h (por exemplo, das 10h às 16h ou das 10h às 18h) e não recebe outra refeição até às 10h do dia seguinte. Esse é o esquema que faço com minha cachorrinha, a Polly, que tem 12-13 anos e há anos está super adaptada a essa rotina. Ah! O jejum é apenas de alimento, hein? A água fresca deve ficar sempre, sempre, sempre à vontade!
Filhotes, gestantes e lactantes, cães muito idosinhos, doentes crônicos, peludos que apresentam regularmente vômitos biliosos e hipoglicemia NÃO devem fazer JI. Gatos com sobrepeso e obesos, ou com histórico de problemas no pâncreas ou fígado, também NÃO devem aderir ao JI.
Pessoal, é claro que se a prática do Jejum Intermitente soa estranha ou desconfortável você não precisa aderir a ela. Mas para quem já curte essa pegada de dieta e estilo de vida biologicamente apropriado aos nossos carnívoros de estimação, o “Dr. Jejum” é uma ferramenta simples com amplo potencial de benefícios à saúde dos pets. 💪
Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!