fbpx

Sim, há tutores que pularam a transição gradativa da ração para a Alimentação Natural (AN) e seus pets passaram muito bem, obrigada. Mas depois de acompanhar inúmeros pacientes que apresentaram vômito e/ou fezes amolecidas e muita cólica causada pela mudança brusca na dieta, hoje enfatizo a importância de migrar aos poucos. Até porque hoje em dia há incontáveis cães e gatos portadores de sensibilidades digestivas (disbiose, colite, gastrite/duodenite). E é importante dar tempo para o aparelho enzimático e o microbioma (a “flora intestinal”) se adaptarem a uma dieta diferente. 

Se seu peludo tem a digestão sensível recomendo entrar com probiótico dois dias antes e manter esse suporte intestinal durante o período de transição. Compre bisnagas probióticas em pet shops. Administre no jantar a dose indicada para o peso dele.  

Há alimentos que considero mais arriscados e alimentos mais tranquilos para dar início. Tendo em consideração a AN Cozida para cães eu contraindicaria dar início com os seguintes alimentos: inhame, cará, mandioca, fígado de frango (o bovino é melhor tolerado), quiabo, pimentões, berinjela, beterraba, lentilha, grão-de-bico, ovos, sardinha e abóbora. Prefira uma combinação mais tranquila: peito de frango ou músculo bovino + a pequena porção de fígado de boi + batata-doce/mandioquinha/arroz integral + 2-3 vegetais neutros (vagem, cenoura, abobrinha e chuchu). (Todos os detalhes sobre montagem, preparo etc você encontra em guias no meu site e em meus cursos online).

Determine uma composição fixa com os alimentos sugeridos acima e a mantenha fixa (sem variar os ingredientes) durante o processo de introdução. Recomendo triturar os alimentos de início, para integrarem melhor à ração e facilitar a digestão. Ao longo de 10 dias vá substituindo uma quantidade crescente de ração pela mesma quantidade de AN, misturando bem. Dez por cento a mais de AN e a menos de ração a cada dia até haver a substituição total. Lembre-se de que a dieta caseira resiste bem por até 3 dias na geladeira, guardada em pote tampado.

Enquanto estiver fazendo a transição não adicione os suplementos indicados para balancear a dieta (mais detalhes em meu site e cursos). Preocupe-se apenas com a substituição gradual da ração para a AN. Quando seu pet estiver recebendo somente AN, se ele estiver bem (cocôs, apetite e disposição normais, sem vômitos) aí sim dê início à introdução dos suplementos. Por exemplo: na segunda-feira adicione a dose de azeite de oliva, na terça-feira mantenha a dose de azeite e adicione a cápsula de ômega-3, na quarta-feira mantenha esses dois itens e comece a introduzir o suplemento vitamínico-mineral e assim por diante. (Sim, suplementos como o Nutroplus e o Food Dog devem ser introduzidos aos poucos, cerca de 1/4 da dose cheia a cada 3-5 dias, como informado no rótulo.) Depois é só manter todos os suplementos na dieta. Fazendo assim, caso perceba alguma reação você saberá a que foi.  

Agora você já pode começar a variar a AN. Recomendo sempre testar um único alimento diferente por vez, mantendo-o por 3 dias na dieta para determinar se seu peludo o tolera bem. Com relação aos alimentos que citei acima introduza uma pequena quantidade (cerca de 5% da dieta) por vez e vá aumentando conforme a tolerância intestinal.

Desejo uma introdução tranquila da AN para seu cãozinho! 🙂

Comunicado do Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.


Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!