O que dizer da nossa breve estadia em Salvador para o curso que apresentamos no último sábado do dia 18 de maio? Maravilhosa? Chega perto…
Desde que começamos a arriscar cursos fora do eixo-SP-Rio (lembrando que já estivemos em Florianópolis e Curitiba), um colega e amigo, o acupunturista e quiropraxista Dr. Cláudio Lyra, vem nos convidando a ministrar um evento em Salvador. Inicialmente hesitamos, com receio do curso gerar pouco interesse. Mas embarcamos na sugestão do Dr. Cláudio que inclusive nos indicou alugar a sala para cursos de pós-graduação da Pet Clinic, localizada no bairro Rio Vermelho e pertencente à amiga dele, Patrícia.
Definidos a data, o local e o horário do curso, recebemos um gentilíssimo email da amiga e cliente Maria Espinheira (aliás, leiam o comentário dela sobre a diferença que a dieta natural fez na saúde do Labrador dela, Marley aqui, e fotos desse peludo), nos convidando a passar a noite na casa dela e a esticar um pouco nossa estadia, se possível. Tivemos uma experiência similar no curso de Floripa, onde ficamos hospedadas na casa da nossa super amiga mãe-de-cachorro, Ana Corina. Mas, quando fui a Curitiba, e nas duas ocasiões em que houve curso no Rio de Janeiro, fomos e voltamos rapidinho, no mesmo dia.
Aproveitando a maravilhosa hospitalidade de Maria e sua família, decidimos chegar em Salvador um dia antes para conhecer um pouco da capital baiana (nossa primeira vez por lá), afofar muito o Marley (coisa que fizemos!) e organizar tudo com um pouco mais de calma. Voltaríamos no domingo cedo. E foi assim que desenrolou, com direito a visitas a famosos cartões-postais da cidade, um clima lindo (apesar da previsão de tempestades para o fim de semana), muita comida típica (adorei comer inhame no café-da-manhã!), altos papos e risadas com a Maria, seu esposo Eduardo, a mãe de Maria, e nossa querida amiga e cliente – e futura colega vet – Mariana Vital (tutora do Akita Duque, outro adepto de AN crua!), que também ficou hospedada na casa da Maria.
O que nos traz ao curso! Curso que teve um sabor todo diferente. É curioso como cada evento é único, apesar do conteúdo das apresentações ser grosso modo o mesmo sempre. Mas cada lugar tem sua luz, cada público tem uma cara e dúvidas diferentes, cada coffee-break tem sabores únicos, cada apresentação assume sozinha um tom narrativo próprio. Conforme apostou o Dr. Cláudio, lotamos a sala, com capacidade para 23 pessoas. Vinte e uma pessoas compareceram (um não pôde vir porque sua filhinha nasceu, e outra por motivo de saúde), mas foram vinte e três inscritos. Mais gente do que eu esperava!
A sala comportou bem o curso, com toda a infra-estrutura necessária. O coffee-break permaneceu o tempo todo dentro da sala, como eu gosto (até hoje só não me deixaram fazer assim na ABERJ, lá no Rio de Janeiro) e servimos salada de frutas, sucos de cajú e acerola, café, água, chocolate quente (me informaram que é um must nos coffee-breaks baianos…), bolos, tortinhas e a sétima-maravilha-dos-céus, o tal “pãozinho delícia”, iguaria local que não à toa sumiu da bandeja em menos de trinta segundos.
Tivemos nove veterinários presentes, dentre formados e estudantes; um número bacana! E, diferente do que eu imaginava, a turma se mostrou super atenta e quietinha – quase tímida – mas sempre sorridente, o que fez a apresentação fluir rapidamente e nos ajudou a concluir o evento no horário previsto, seis horas depois, às 19h. Como é de praxe, exibimos os dois vídeos demonstrando a montagem de porções de Alimentação Natural caseira crua e cozida e, desta vez, fizemos também uma simulação prática, com utensílios de cozinha, alimentos e suplementos trazidos pelo Dr. Cláudio e pela Maria.
O Dr. Cláudio aproveitou para compartilhar dicas de como preparar as porções de maneira bem prática para quem tem cães de porte grande ou múltiplos pets, e o pessoal aproveitou para tirar dúvidas. Para fechar com chave de ouro, descobrimos que alguns filhotinhos de gatos fofíssimos que moram na clínica adoraram os pedaços de carnes, vísceras e ossos carnudos crus da nossa demonstração. Então tivemos um curso completo: com apresentação teórica, exibição de vídeos, demonstração prática e até degustação – desta vez com felinos!
É isso aí, gente. Amamos a experiência e esperamos que todos tenham curtido como nós. Foi muito gostoso conhecer ao vivo amigos virtuais e absorver um pouquinho da cultura local – Salvador é repleta de tesouros. (Até voltamos com um ligeiro sotaque rs). Maria Espinheira, Mariana e Dr. Cláudio: muito obrigada por nos proporcionarem essa oportunidade inesquecível.
Fiquem com as fotos de tudo! 🙂