Na metade de 2014 decidimos criar um segundo curso, desta vez sobre dietas caseiras terapêuticas para cães. Dietas terapêuticas são aquelas que auxiliam no tratamento ou controle de uma doença, como diabetes, insuficiência renal, câncer e alergia. Essas dietas especiais fazem parte do tratamento do paciente. Por esse motivo, o CFMV, que é o conselho máximo da classe veterinária no Brasil, entende que esse tipo de informação deve ser ministrada somente aos profissionais da área – ou seja, aos veterinários e zootecnistas.
Abrimos esse curso após notar o crescente interesse de colegas por dietas naturais. Em 2012, 2013 e 2014 ministramos nada menos que 39 cursos sobre AN para pets saudáveis em mais de dez capitais brasileiras. Quase todos os cursos contaram com a participação de colegas. Alguns vets chegaram a assistir ao curso mais de uma vez quando retornamos à sua capital no ano seguinte. Atualmente, somos dezenas de veterinários por todo o Brasil trabalhando com dietas caseiras – o que é incrível, considerando o tabu que ainda envolve a iniciativa no nosso país.
Também resolvemos apostar nesse curso porque o interesse dos tutores por consultas para elaboração de dietas terapêuticas aumentou absurdamente em 2014. Atendo seis consultas por dia, cinco dias por semana. Isso representa mais ou menos 100 consultas por mês. Cada consulta leva cerca de 90 minutos e vale lembrar que também nos esforçamos para acompanhar os pacientes à distância, por email e telefonemas. Apesar disso, o tempo de espera para uma consulta só aumenta e atualmente leva mais de dois meses para agendar.
Ao contrário que muita gente pensa, isso me deixa muito mais angustiada do que feliz, porque todo paciente merece começar a receber AN o mais rápido possível. Para ajudar a reduzir essa espera, montamos esse curso. Queremos que qualquer veterinário e zootecnista, independentemente de conhecimentos em nutrição pet, consiga incorporar essa ferramenta fantástica que são os alimentos naturais, à sua rotina de atendimentos.
O formato do curso é meio inédito por aqui. Apenas um dia, somente cães (gatos doentes infelizmente apresentam um baixo índice de adesão a dietas caseiras) e informações transmitidas de forma bem objetiva sobre dietas específicas para as principais doenças crônicas caninas. Procuro ensinar os participantes a elaborar as dietas exatamente como faço desde 2011, sempre sob o ponto de vista holístico, com ênfase em alimentos funcionais, formulação biologicamente apropriada (sempre que possível) e nutracêuticos.
Mas falemos do que rolou na estréia desse curso. O interesse da classe superou as nossas expectativas: lotamos o auditório, que tem capacidade para 60 pessoas. Vieram 7 zootecnistas e 53 veterinários, sendo 40 graduados e 13 estudantes. Veio gente de toda São Paulo (Guarulhos, Cotia, Vinhedo, Botucatu, Baueri, São Carlos, Atibaia, Taubaté, Ribeirão Preto, Caieiras, Cerquilho, Amparo, Campinas e São Vicente) e também do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Maceió, Florianópolis, Natal, Curitiba e Goiânia!
A estréia de um curso totalmente novo não deixa de ser um desafio, mas conseguimos concluir o conteúdo dentro do horário previsto e acredito ter transmitido as informações necessárias para os colegas darem início à elaboração de dietas naturais terapêuticas para cães. Se você é veterinário ou zootecnista e perdeu esse curso, garanta sua vaga no nosso próximo curso desse gênero, programado para abril, no Rio de Janeiro – já com as inscrições abertas. 😉
Agradecemos a todos pela participação e interesse! 🙂