fbpx

Como muitos de vocês sabem, em maio deste ano nós estivemos na mega feira internacional do mercado pet Interzoo, onde passamos dias babando e suspirando em produtos diferenciados que a gente infelizmente nem sonha em ter aqui no Brasil. Um dos segmentos que mais nos causou essa “inveja” (no bom sentido ;)) foi o de suplementos para balancear dietas caseiras para pets.

O que nos traz ao assunto dessa postagem. Finalmente, temos no nosso mercado um polivitamínico-mineral completo, com inclusão de alimentos funcionais, para atender integralmente as necessidades de vitaminas e minerais na Alimentação Natural caseira sem ossos! É o Food Dog, da empresa Botupharma, atuante no setor de suplementos para animais desde 2010.

Quem nos acompanha desde a criação do site Cachorro Verde (em 2008) sabe que somente recomendamos produtos quando estes vão totalmente de encontro ao que acreditamos em matéria de saúde e nutrição natural para pets. Somos bem chatas e extremamente exigentes. Produtos com inclusão de transgênicos, aditivos sintéticos (conservantes artificiais, aromatizantes, corantes), açúcar, alimentos de qualidade duvidosa e etc, não passam no nosso crivo e esses você nunca vai ver por aqui. É por isso que no início de 2016, antes de começar a recomendar o Food Dog, nós marcamos uma reunião e enchemos de perguntas a Dra. Celina Okamoto Okubo, veterinária responsável pela formulação do produto, e o Dr. Carlos Dizotti, veterinário do setor comercial da Botupharma. As respostas deles nos satisfizeram e, desde então, dezenas dos nossos pacientes caninos experimentaram a fórmula e as nossas próprias peludas também – reforçando nossa boa impressão do Food Dog.

14375262_1322992987741577_520959019_o

Para você conhecer melhor o Food Dog e suas aplicações, seguem abaixo as dúvidas mais comuns sobre o produto, e as respostas do pessoal da Botupharma:

1-) O que são os produtos da linha Food Dog?
São suplementos polivitamínico-minerais completos para cães. Foram desenvolvidos pela médica-veterinária Dra. Celina Okamoto Okubo, com intuito de balancear dietas caseiras em relação a vitaminas e minerais. É um pó que você mistura ao alimento do seu cão e que garante que os requerimento dele de todas as vitaminas e todos os minerais (incluindo cálcio) sejam atendidos.

2-) Quais são os diferenciais do Food Dog em relação a outros polivitamínicos minerais existentes no nosso mercado?
O Food Dog é o único produto desse segmento que vimos até hoje (setembro de 2016) no Brasil que é isento de alimentos transgênicos, açúcar (ou glicose) e conservantes, corantes ou flavorizantes sintéticos. O Food Dog contém açafrão-da-terra (cúrcuma, uma raiz com ação anticâncer), sua base é a microalga ultra nutritiva Spirulina platensis e ele é conservado com extratos naturais de alecrim.
A maior parte dos polivitamínicos pra cães à venda no mercado brasileiro não foi desenvolvida especificamente para balancear dietas caseiras e sim para fornecer de maneira pontual, por algumas semanas ou meses, vitaminas e minerais cruciais para situações de debilidade imunológica, convalescença, anemia e desnutrição. Já o Food Dog foi feito para ser administrado diariamente e fornece todas as vitaminas lipossolúveis e hidrossolúveis e todos os minerais necessários para o balanceamento da dieta caseira – dentre eles, micronutrientes que muitas vezes não são fáceis de encontrar nos alimentos em doses apreciáveis, como cálcio, selênio, iodo, vitamina D, magnésio, vitamina B1, vitamina E e vitamina K.
Para completar, o Food Dog contém os valiosos prebióticos MOS (mananoligossacarídeos) e FOS (frutoligossacarídeos), que otimizam a saúde digestiva e imunológica. Também conta pontos que grande parte dos minerais da fórmula está na forma quelada (ou quelatada). Isso significa que os minerais estão associados a aminoácidos, o que evita que um mineral dispute com outro por local de absorção, garantindo assim uma assimilação muito superior de todos os minerais pelo organismo. Cobre e zinco, por exemplo, são minerais que podem anular um ao outro se administrados sinteticamente sem estarem na forma quelada.

3-) Quais são as versões de Food Dog disponíveis?
No total, são oito; sendo quatro para animais saudáveis: Manutenção, Crescimento, Sênior e Minerais,  e quatro para pacientes com necessidades especiais: Zero Proteína, Fit Fibras, Baixo Fósforo e Hiperprotéicas.
Manutenção é o produto “normal”, destinado a cães adultos saudáveis, Crescimento é destinado a cães filhotes: tem mais cálcio, mais ácido fólico (para tecidos de alta replicação celular), mais lisina (aminoácido que fortalece a imunidade) e mais colina (vitamina que estimula a função do cérebro em formação). Sênior é para o cão idoso e contém sulfato de condroitina e sulfato de glucosamina, para ajudar a proteger as articulações de processos degenerativos, e L-carnitina e L-taurina, aminoácidos que respectivamente mantêm a massa magra (musculatura) e beneficiam o coração. Minerais é para o cão adulto saudável de paladar extremamente exigente que reconhece e rejeita qualquer suplemento adicionado à sua comida – ele não tem cheiro algum, disfarçando-se muito bem no alimento e devolve à dieta somente os minerais (vitaminas devem, nesse caso, ser fornecidas via alimentos de elevada densidade nutricional, como levedo de cerveja, spirulina, folhas verde-escuras, vísceras, sardinha, ovos etc.)
Os demais são formulados especialmente para suplementar dietas especiais, com restrições e reforços em determinados nutrientes para auxiliar no controle de doenças. Recomendamos pedir orientação ao médico-veterinário em relação a que produto escolher.

4-) Há planos de desenvolver um produto especificamente para gatos?
Sim, a linha de produtos para gatos já está em fase de planejamento, com lançamento sem data programada, mas com possibilidade para o ano de 2017.

5-) O Food Dog pode ser adicionado a qualquer modalidade de dieta caseira? Pode ser adicionado também a rações?
O Food Dog pode ser utilizado em dietas caseiras que não tenham ossos carnudos crus (fonte de cálcio). Dietas como a AN Crua com Ossos, BARF, Raw Meaty Bones, Prey Model e outras que diariamente incluem fontes de cálcio em quantidade adequada não precisam de adição extra desse mineral. Nesses casos seria prejudicial adicionar suplementos que fornecem cálcio extra, como é o caso do Food Dog.
Então, acrescente Food Dog somente a dietas como a AN Cozida ou AN Crua sem Ossos, desde que preparadas em casa. Dietas naturais que você já compra prontas costumam ter cálcio (farinha de cascas de ovos, carbonato de cálcio, citrato de cálcio, fosfato bicálcico etc) e também não devem ser suplementadas com Food Dog. Na dúvida, pergunte ao fabricante da dieta natural que você compra se ele já inclui cálcio ou um polivitamínico-mineral na receita. Rações, não importa se secas ou úmidas (em lata), também não devem ser suplementadas com Food Dog, pois já contêm o seu premix polivitamínico mineral completo.

6-) Que complementos indicados na Alimentação Natural sem ossos do Cachorro Verde podem ser substituídos pelo Food Dog?
Nas dietas naturais sem ossos do Cachorro Verde indicamos suplementar com uma fonte adequada de cálcio (farinha de cascas de ovos ou cálcio manipulado em farmácia), levedo de cerveja em pó, sal integral (não refinado), iogurte natural ou coalhada ou kefir, alho cru picadinho (perfeitamente seguro para cães em baixas doses) e óleos saudáveis (azeite de oliva extra virgem, óleo de coco, óleo de peixe).
Utilizando diariamente o Food Dog você poderá deixar de administrar o levedo de cerveja e a fonte de cálcio. Toda a linha Food Dog contém MOS (mananoligossacarídeo), prebiótico derivado da parede celular da levedura do gênero Saccharomyces, a mesma encontrada no levedo de cerveja. O sal (marinho, rosa do himalaia, cinza etc) continuaria a ser adicionado para fornecimento de sódio (importante para a saúde em baixas doses) e microminerais extras que são bem-vindos, bem como o iogurte (fonte de probióticos, as boas bactérias intestinais), os óleos saudáveis e a pequenina dose diária de alho (repelente natural de pulgas, carrapatos e vermes intestinais). Lembrando que apesar de serem adições valiosas, o iogurte e o alho não são essenciais à dieta.

7-) A empresa pensa em desenvolver um Food Dog especificamente para dietas com ossos?
Sim, está nos planos futuramente desenvolver um polivitamínico mineral específico para balancear dietas como a BARF e a AN Crua com Ossos.

8) Produzo e comercializo Alimentação Natural pronta. Posso comprar o Food Dog para balancear as minhas receitas?
Sim, é claro. Entre em contato através do email carlos.dizotti@botupharma.com.br para se informar sobre as diferentes apresentações.

9-) O Food Dog está disponível em quais tamanhos de embalagem?
De 100g, 500g, 3kg e 10kg – essas duas últimas são destinadas a quem comercializa dieta natural pronta.

10-) O produto tem duração de quanto tempo a partir do momento em que é aberto?
Por não conter conservantes sintéticos, o Food Dog deve ser consumido em até 2 meses após aberto.

11-) Qual é a dosagem diária indicada? E qual é o modo de misturá-lo ao alimento?
Para dietas caseiras com 1.200kcal e 1.500kcal por quilo (que é o caso das ANs do Cachorro Verde), o fabricante indica adicionar 1g do Food Dog para cada 100g de alimento servido. Para filhotes a quantidade é maior, devem ser adicionados 3g do Food Dog Crescimento para cada 100g de alimento servido, justamente pelo fato do filhote requerer mais nutrientes. Os potes de Food Dog vêm com colher dosadora para facilitar.
O aquecimento do Food Dog, mesmo que por breves instantes em micro-ondas, pode levar à perda das vitaminas. Para melhores resultados o pó deve ser adicionado e bem misturado ao alimento frio ou no máximo morno antes de servir. Fracione o total diário indicado do suplemento a cada refeição. Por exemplo, se seu cão consome 500g de Alimentação Natural por dia dividida em duas refeições de 250 gramas, adicione e misture 2,5g de Food Dog no almoço e 2,5g de Food Dog no jantar dele.
Por fim, o veterinário ou zootecnista que prefere trabalhar com software para formulação das dietas caseiras de seus paciente poderá determinar a dosagem diária de Food Dog computando as informações nutricionais do produto, informadas no rótulo.

12-) É indicada fazer uma introdução gradativa para o Food Dog?
Sim, para que o cão não estranhe e rejeite a comida contendo o suplemento e também para evitar que ele passe mal por ingerir pela primeira vez uma grande concentração de minerais e vitaminas. Deste modo, o fabricante recomenda ir misturando gradativamente uma quantidade cada vez maior do Food Dog ao alimento. Por exemplo, um quarto da dosagem diária durante a primeira semana, dois quartos da dosagem diária durante a segunda semana, três quartos da dosagem diária na terceira semana e a dosagem diária cheia somente a partir da quarta semana.

13-) O Food Dog possui registro no MAPA? Atende a diretrizes nutricionais de qual entidade?
A linha Food Dog foi desenvolvida através de bases científicas comprovadas por publicações de abrangência mundial, possui registro no Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e atende aos requerimentos nutricionais caninos postulados pelas entidades de respaldo internacional NRC (National Research Council) de 2006 e AAFCO (The Association of American Feed Control Officials) de 2014.

14-) Quem é o responsável pela formulação do Food Dog?
A Dra. Celina Emiko Okamoto Okubo – CRMV-SP 17.508. Segue um resuminho do curriculum dela:

  • Graduação em Medicina Veterinária – FMVZ- UNESP – Botucatu- SP
  • Especialização em Acupuntura Veterinária – FMVZ- UNESP – Botucatu- SP
  • Certificação Internacional pela IVAS (International Veterinary Acupuncture Society)
  • Aperfeiçoamento em Acupuntura- Universidade de Beijing – China
  • Vice-Presidente ABRAVET- Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária
  • Pós-graduanda em Medicina Regenerativa no tratamento da dor pelo Depto. Cirurgia e Anestesiologia Veterinária- FMVZ-UNESP Botucatu
  • Coodenadora das 5 edições do Curso de Atualização em Alimentação Natural e Medicina Nutracêutica de Cães.
  • Docente do Curso de Especialização em Acupuntura Veterinária- Instituto Bioethicus- Botucatu-SP

Uma formulação funcional tão caprichada só podia mesmo ser fruto de quem entende muito de Nutrologia e Medicina Nutracêutica e curte de verdade Alimentação Natural. 😉

celina

Dra. Celina Okubo e Sylvia Angélico (do Cachorro Verde), com a Golden Corah, da Sylvia e Vanessa

15-) Onde encontro Food Dog para comprar e quanto custa?
Tutores de cães podem comprar Food Dog nas apresentações de 100g e 500g aqui na pet store MOM em São Paulo, que também tem loja virtual. Para conhecer outros pontos de venda, escreva para pet@botupharma.com.br

O fabricante sugere os seguintes valores, que podem variar conforme o lojista:

  • embalagem com 100g: R$39,90 (com exceção do Crescimento e Minerais, cujo preço sugerido é de R$37,35)
  • embalagem com 500g: R$139,90 (com exceção do Crescimento e Minerais, cujo preço sugerido é de R$103,50)

É isso, pessoal. Espero que aproveitem essa ótima novidade no nosso mercado, que chegou para melhorar ainda mais a qualidade da Alimentação Natural que você prepara em casa! Nós certamente adoramos essa novidade.

M.V. Sylvia Angélico e Vanessa Fermino
Equipe Cachorro Verde