fbpx

Recentemente, abordei erros que são bastante frequentes na Alimentação Natural Cozida. Agora é a vez de abordarmos os equívocos e falhas mais comuns nas modalidades cruas, sejam elas com ou sem ossos.

Não dê ossos cozidos!
Desde que o mundo é mundo canídeos e felinos consomem os ossos de suas presas – aves, répteis e pequenos mamíferos. Afinal, ossos são excelentes fontes naturais de cálcio, fósforo e magnésio em uma proporção harmoniosa. O segredo para eles fazerem isso de maneira segura é o fato dos ossos estarem 100% crus. Desde que o cão ou gato tenha uma capacidade digestiva normal e ingira ossos mastigáveis, como são os de frango ou carcaças de rã, codorna ou coelho, o osso sofrerá ação do suco gástrico do estômago e depois será digerido no intestino. Já o cozimento torna o osso muito mais difícil de digerir – e por isso mesmo, perigoso. São os ossos cozidos que comumente perfuram alças intestinais. A cocção altera a estrutura molecular do colágeno dos ossos, ressecando-os e tornando-os menos suscetíveis aos processos da digestão. Então, tire uma lição da natureza: osso? Sempre C-R-U! Mesmo que no passado você tenha dado osso cozido ou defumado e não tenha havido acidentes.

Atenção à escolha e manipulação das carnes cruas.
Compre carnes e vísceras em locais de boa procedência, confiáveis. Ao montar as porções diárias, seja ágil, limpe e higienize constantemente sua bancada (com detergente neutro bem diluído e/ou álcool) e minimize o tempo que as peças cruas ficam expostas, especialmente nos dias quentes. Tenha uma tábua separada só para cortar as peças da AN do seu pet. Congele em freezer as porções contendo carnes e vísceras cruas antes de oferecê-las aos pets (3 dias para carnes bovinas, 2-3 dias para frango, 15-21 dias para carne suína). Esse cuidado aumenta a segurança da oferta de carnes cruas quanto ao risco de transmissão de parasitos. (E funciona! Em 13 anos de oferta e recomendação de dietas cruas não vi casos de verminose por oferta de dietas cruas aos pets.)

Não ofereça somente pescoço como único tipo de osso carnudo cru.
Um estudo mostrou que a oferta ininterrupta de pescoço na dieta interferiu negativamente com o funcionamento da glândula tireoide do cão, acarretando depois de alguns meses um quadro de hipotiroidismo nutricional. O quadro foi revertido assim que essa conduta foi corrigida. Isso aconteceu porque pescoço contém o tecido tireoidiano da ave, que possui um pouquinho de hormônio tireoidiano. Com o passar do tempo e a oferta ininterrupta houve interferência com o funcionamento tireoidiano do cão. Não fique somente no pescoço; sirva também asas, dorso, coxa, pés e carcaças de outros animais pequenos – a depender do porte do seu pet. No guia sobre AN crua com ossos no meu site informo ossos carnudos crus adequados a cada porte e configuração buco-maxilar do cão ou gato.

Dependendo do tratamento que o peludo estiver fazendo, migre para uma dieta cozida.
Medicamentos como Omeprazol, antiinflamatórios do tipo não-esteroidal e antibióticos alteram a capacidade digestiva tornando arriscadas dietas contendo ossos e carnes cruas. É preciso ter um adequado pH gástrico (bastante ácido) para a destruição de bactérias (naturalmente presentes nas carnes cruas) e para a digestão dos ossos. Enquanto esses tratamentos estiverem em curso adote uma dieta cozida e sem ossos.

Então, por onde começar? No site do Cachorro Verde você encontra guias sobre a AN crua sem ossos e a AN crua com ossos, tanto para cães quanto para gatos. Também ofereço cursos online, abertos ao público geral, em que abordo com detalhes todas as modalidades de AN, da 100% cozida às cruas (com e sem ossos). Tem para cães e tem para gatos. Já existem no mercado dietas cruas equilibradas para cães e gatos, como Pet’s Kitchen, Xig Pet, Pura Pet e Original BARF. E você pode buscar orientação e acompanhamento profissional para elaboração de um plano dietético personalizado para seu pet. Apenas certifique-se antes de que o veterinário ou zootecnista que irá atender seu pet está familiarizado com dietas cruas (nem todos estão).

Dietas cruas – com e sem ossos – podem trazer resultados incríveis! Eu sou adepta para meus pets desde 2008 e sou fã. Mas precisam ser conduzidas de maneira responsável!

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!