fbpx

Caramba, faz tempo que não posto nada por aqui. Para quem não sabe, estou concluindo o penúltimo semestre da faculdade de Medicina Veterinária. Como era de se esperar, tem sido um período mais puxado em função da elaboração da monografia de conclusão do curso, das decisões quanto ao período de estágio curricular, etc. E além da faculdade, curso pós-graduação de Nutrição de Pets e sou a secretária da pequena empresa FotoPets. Enfim, estão aí os motivos da minha ausência. Contudo, quem nos acompanha no Twitter ou nos envia e-mail sabe que, em relação a essas formas mais ligeirinhas de comunicação, procuro não deixar a peteca cair.

Bem, mas falemos sobre o Encontro. Provavelmente, o primeiro encontro brasileiro dos adeptos e curiosos da Alimentação Natural e de outras dietas caseiras! Incrível, isso. Como nos tornamos numerosos. Contagiosos. Um influenciando o outro, pelo exemplo positivo.


(clique aqui para ver todas as fotos, tiradas pela talentosa Vanessa Fermino)

A propósito, estou para criar uma enquete a fim de descobrir quantos somos. A julgar pelos mais de 4.500 e-mails tratando exclusivamente de AN que recebi nos últimos 2,5 anos, somos pelo menos algumas boas centenas – sem contar o pessoal da miúda, na moita, que fica mais no orkut, ou que não toma parte desse universo virtual.

No domingo, tive o (infelizmente, breve) prazer de conhecer alguns de vocês e de seus peludos! Amigos da AN, que constantemente transformam o Cachorro Verde com seus relatos, histórias e experiências. Vocês não fazem ideia da dívida que tenho com vocês. Se hoje podemos considerar boa parte das informações do site realistas, aplicáveis, “abrasileiradas”, mais seguras, o mérito é de vocês, que se importaram o bastante para dividirem comigo suas vivências com a dieta.

Essa AN não é dos precursores australianos. Não é minha. É de todos nós. É a nossa AN! É a AN que evoluiu e sem perceber, se reinventou. Que se flexibilizou e, de certa forma, se libertou de convenções das rawfoods gringas. Que não condena a oferta de carboidratos de alto valor nutricional, desde que bem cozidos e, no caso dos grãos integrais, pré-fermentados (dica da amiga Pat Feldman). Que permite o cozimento dos legumes. Que inclui suplementos que são valiosos alimentos funcionais. Que é amiga da BARF e da Raw Meaty Bones. Que respeita outras modalidades de dieta caseira balanceada, como a cozida, a dieta crua sem ossos, e até a dieta vegetariana para cães. Que amadureceu e passou a reconhecer a ração não como inimiga, mas como uma necessária alternativa.

Eu jamais poderia imaginar a dimensão da repercussão que a Alimentação Natural teria ao criar o então blog Cachorro Verde, em 2008.  Hoje, percebo que não tenho do que me queixar. Conto com a amizade dos mais fantásticos mamães e papais de pets, veterinários e criadores. Professores que admiro concedem espaço para o diálogo sobre dietas caseiras – e topam orientar minhas monografias malucas. Veículos de mídia estão mostrando interesse pelos “bichos verdes”. Ano que vem me formo e já estou vendo maneiras de concretizar meus planos.

Estou certa de que o Brasil tem tudo para se tornar um pólo incrível de saúde mais natural, menos invasiva, para animais de companhia. Todos nós – vocês e eu – fizemos e fazemos parte dessa mudança.

A todos os amigos que nos brindaram com depoimentos, fotos, críticas, dúvidas, soluções, elogios, sugestões –  e também a você, que sempre fica aí na sua, quietinho…

…bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!