fbpx

Raw Meaty Bones e Prey Model

A “RMB”, para os íntimos, ou “Ossos Carnudos Crus”, em português, também vem da Austrália. Seu autor, o veterinário Tom Lonsdale, a desenvolveu na mesma época que o pai da BARF, Ian Billighurst. Na verdade, os dois eram muito amigos quando começaram a estudar a dieta natural dos lobos. Mas a parceria não resistiu a diferenças ideológicas.

Enquanto o criador da BARF defendia a inclusão diária de vegetais e suplementos naturais, Lonsdale advogava que na natureza os lobos dependem exclusivamente de presas, e que uma dieta composta por carcaças inteiras ou pelo menos por 70% de ossos carnudos crus, e outros alimentos de origem animal, supriria perfeitamente as exigências nutricionais dos cães e gatos. Defensor ferrenho do carnivorismo canino, Lonsdale é terminantemente contrário à oferta regular de vegetais, frutas, carboidratos e suplementos.

Adeptos da RMB são encorajados a variar ao máximo os alimentos oferecidos e a submeter cães e gatos adultos saudáveis a um dia de jejum de sólidos, semanalmente, com a finalidade de “desintoxicar” o organismo à moda dos lobos, que passam vários dias sem se alimentar. Apesar das diferenças entre as duas dietas, os benefícios associados à RMB são os mesmos da BARF.

Rústica e incrivelmente popular, a dieta é conhecida por sua campanha mais agressiva. Da firme ideologia de alguns entusiastas, nasceu a modalidade Prey Model (“Modelo de Presa”) com suas carcaças inteiras – na falta delas, vale compor artificialmente uma presa, usando carnes, vísceras e meaty bones da mesma espécie animal em uma dada proporção. A RMB e a Prey Model são as dietas que melhor reproduzem a alimentação natural dos lobos e felinos selvagens. Entenda a Raw Meaty Bones, conferindo esse (ótimo) livrinho online gratuito e traduzido para o português.