Uma pergunta que chega muito aqui na nossa caixa de mensagens é sobre a idade mínima pros cães e gatos começarem a receber Alimentação Natural.
Eu costumo responder que todos os cães podem passar do leite materno direto para a AN. Não existe necessidade de passar o filhotinho pra ração e só depois fazer a transição da ração pra AN.
Mas até hoje eu nunca tinha parado pra explicar como seria esse procedimento do desmame com Alimentação Natural, então, se você tem uma criação ou resgatou uma gestante que vai ter os bebês sob os seus cuidados, confira aqui esse pequeno Guia do Desmame com Alimentação Natural que elaboramos junto com a querida Dra. Kathleen da @caonutrido.
Ah, e se você comprou ou adotou um filhote que chegou comendo ração, não precisa esperar ele se tornar adulto para começar a alimentá-lo com AN. Basta esperar ele se adaptar na sua casa para começar a transição. No site Cachorro Verde e nos Cursos Online de Alimentação Natural para cães e para gatos ensino direitinho como fazer essa transição.
Quando começar?
Inicie a transição alimentar por volta da 2ª semana de vida dos filhotes, se a ninhada for numerosa, se a mãe não tiver muito leite ou quando a raça em questão tem desenvolvimento precoce. Ou a partir da 3ª semana quando os filhotes começam a explorar o ambiente e mostram interesse por outros alimentos.
O que servir?
Comece com carnes magras. Faça uma bolinha de carne moída crua ou levemente cozida compatível com a boquinha do bebê e ofereça. Se mostrarem interesse, é sinal verde para começar o desmame. Uma papinha de carne magra moída com leite de cabra costuma fazer sucesso nesse início.
Conforme os filhotes começarem a comer mais e mamar menos, geralmente lá pela 4ª semana de vida, entre com uma receita básica de dieta para filhotes.
Escolha uma modalidade de AN, devidamente suplementada, triture-a (os bebês costumam cuspir partes durinhas e ossos) e sirva.
Além do leite de cabra, você pode adicionar caldo de ossos à papinha de AN para facilitar a ingestão das primeiras refeições sólidas.
Nessa fase é normal o bebê andar sobre a comida, brincar com ela para se acostumar com o sabor, cheiro e textura. Você também pode usar seus dedos limpos para esfregar um pouco da papinha nos lábios dos filhotes para estimular o interesse deles pela comida.
Quanto servir?
Varia de filhote para filhote. Como estarão mamando e também recebendo papinha de AN, sirva uma porção proporcional ao tamanho da ninhada, conforme o escore corporal (o aspecto do corpinho) e o interesse de cada filhote em comer a dieta. Alguns terão mais interesse no leite materno que na comida, com outros será o contrário. O importante é seguir checando se todos estão fortinhos e se desenvolvendo bem.
4ª a 6ª semana
A partir da 4ª semana você pode oferecer 2 refeições de papinha. Pode ser interessante incluir uma terceira refeição de ovos mexidos ou crus misturados a leite de cabra. Na 5ª semana aumente para 3 ou 4 refeições de papinha por dia.
O aprendizado alimentar dos filhotes se intensifica e é normal alguns se acostumarem mais rapidamente à nova dieta do que outros.
Nessa fase, há mães que começam a perder o interesse de amamentar porque dependendo da raça os filhotes começam a ter dentinhos.
6ª a 8ª semana
Na 6ª semana a maior contribuição dietética deve ser a Alimentação Natural. Isso reduz a necessidade de mamar e a produção de leite da mãe gradualmente diminui.
Nessa fase sirva 5 refeições por dia. Isso incentivará os filhotes a mamar menos e ajudará a secar o leite da mamãe naturalmente, estando pronta para quando os bebês forem embora.
Reduza a frequência das refeições para 4 vezes por dia a partir de 8 semanas de idade.
Daí em diante o desmame estará concluído e você pode seguir as nossas orientações sobre dietas equilibradas para filhotes.
Importante
A mãe deve ter acesso aos filhotes o tempo todo, assim ela controla o tempo que passa amamentando e cuidando deles. Quando damos início à transição alimentar, os filhotes naturalmente passam a mamar menos, mas é importante que a mãe conduza e encerre o processo de amamentação dos filhotes no tempo dela.
Enquanto a cadela ou gata estiver amamentando sirva a ela uma dieta mais caprichada, com variedade de vísceras e um suplemento de vitaminas e minerais específico para crescimento, para suprir os exigentes requerimentos nutricionais dela e dos filhotes.
Dicas
Monitore sempre os filhotes. Certifique-se de estarem ganhando peso e mostrando interesse pela comida. O processo de desmame está intimamente ligado ao desenvolvimento corpóreo e surgimento da dentição. Indivíduos de desenvolvimento mais tardio e erupção dentária lenta demorarão mais a desmamar. Por isso, atenção às particularidades de cada bebê.
O desmame de gatinhos é similar ao de cães. Se você tem uma ninhada de bebês felinos, siga o mesmo roteiro, adaptando a composição da
dieta, é claro.
E depois?
O momento ideal para os filhotes irem para seus lares definitivos é entre a 8ª e a 12ª semana de vida. Essa recomendação varia de acordo com a raça, porte, taxa de desenvolvimento individual, temperamento da mãe e situação da mãe e da ninhada.
A partir da 8ª semana de vida dos filhotes triture cada vez menos a papinha e sirva o alimento em pequenos pedaços para incentivar o uso dos dentinhos.
Com 9 semanas eles já devem conseguir comer os alimentos em pedaços maiores.
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!