(Não perca a parte I e a parte II dessa postagem!)
Os produtos e alimentos postados a seguir foram garimpados por nós durante uma visita à feira bienal Interzoo, na Alemanha, de novidades do setor pet internacional. A maioria deles não se encontra disponível para venda aqui no Brasil. Mas você pode consultar o site dos fabricantes para se informar melhor. Em alguns casos é possível comprá-los via Amazon ou eBay ou durante uma viagem à Europa ou América do Norte.
Petiscos que limpam os dentes
A empresa holandesa Whimzees produz esses petiscos mega duros que vêm em formatos super diferentes – jacaré, porco-espinho e até escovinha de dente! O melhor é que são livres de corantes artificiais, umectantes como propilenoglicol, glúten e conservantes artificiais. Os Whimzees têm base de amido de batata e são acrescidos de levedo de cerveja (prebiótico) e corantes naturais de alfafa ou malte.
Madeira de roer
Muitos cães adoram roer madeira. Foi pensando nisso que a empresa espanhola Petmascota criou Wood Roots, uma linha de pedaços de raízes de madeira que garantem horas de diversão. Os pedaços passam por uma secagem lenta que ocorre ao longo de vários meses para evitar contaminação bacteriana e depois são gentilmente compactados. Nada de química, aditivos e grãos, rendendo um entretenimento hipoalergênico e com zero calorias. De origem sustentável e ecológica, os Wood Roots são ricos em minerais.
Zee.Dog
Olha quem estava arrebentando lá na Interzoo: a empresa 100% brasileira zee.dog ! Nós íamos dar um alô para os meninos da empresa, mas eles estavam às voltas com um monte de interessados nas lindas caminhas, coleiras guias e brinquedos da zee.
Linha de fitoterápicos completíssima
Alemães são tarados por Fitoterapia. No lugar de drogarias como as que temos no Brasil, eles têm uma Apotheke em cada esquina, com abundância de produtos homeopáticos e fitoterápicos. Assim qualquer natureba fica com vontade de virar hipocondríaco. A preferência por terapias herbais se estende também aos pets de lá. A empresa alemã cdVet tem uma linha de dar inveja: fórmulas fitoterápicas prontas para tudo o que se pode imaginar: problemas dentários, proteção articular, beleza e saúde da pele e pelagem, suplementação para dietas naturais, para peludos atletas, tratamento de otite, florais, aloe vera e muito mais. Para cães, gatos, aves, roedores…
Bifinhos hipoalergênicos
Dr. Clauder’s é uma empresa britânica que comercializa dietas naturais do tipo BARF (cruas com ossos), uma linha de cosméticos naturais bacaníssima e, o que achamos mais legal, esses petiscos naturais feitos com carnes exóticas. O da foto é de carne de coelho. Uma ideia bem-vinda para peludos alérgicos ou com intolerâncias gastrintestinais a fontes convencionais de proteína, como frango e carne bovina.
Estilingue de petisco
Pela foto não dá muito para sacar como funciona, mas o aparelhinho austríaco Dog Snap atira pedacinhos minúsculos de petiscos diretamente na boca do peludo, no caso dos cães, ou no ambiente, para distrair e exercitar gatos que vivem indoors. Cada uma das quinze divisórias do disco comporta um pedacinho de guloseima, que pode ser uma unidade de blueberry (mirtilo), amora ou qualquer outra comidinha. Você aperta um botão, que ativa o clicker (barulhinho similar a um estalo, que atua como reforço positivo durante o treinamento) e o petisco sai voando. A distância de vôo do petisco é ajustável de acordo com a sua preferência. Perfeito para premiar instantaneamente o peludo durante sessões de adestramento sem sujar as mãos de baba ou de resíduos dos petiscos.
Ração biologicamente adequada
A empresa britânica Applaws tem uma linha incrivelmente abrangente de ração seca, diversas dietas úmidas e petiscos naturais com o diferencial biologicamente adequado, para cães e gatos. Nada de conservantes sintéticos, corantes ou transgênicos. Com 75% de inclusão de alimentos proteicos de origem animal e 25% de vegetais e extratos de ervas nos alimentos para cães, e 80% de inclusão de carnes nas dietas dos bichanos. As fórmulas incluem ovos inteiros, óleo de coco, óleo de salmão, tomate, extrato de chicória (prebiótico), alfafa, alga kelp, beta-glucanas, páprica, açafrão da terra, tomilho, cranberry, yucca, MSM, condroitina e glucosamina (para a saúde das articulações), gengibre, dente-de-leão, manjericão, orégano e probiótico (Enterococcus faecium).
Comida de verdade para outros pets e animais de fazenda
A família alemã Ruisinger mantém a fazenda Jr Farm, com certificação orgânica, e produz alimentos naturais, completos e variados para roedores, aves, porcos (e mini porcos), vacas, cavalos, ferrets, porco-espinho (hedgehogs) e animais de terrário (cobras, lagartos etc). Também fornecem misturas vegetais para complementar a dieta dos cães e petiscos proteicos para gatos.
Sofá ergonômico para o felino
Cat-On é uma linha alemã de móveis desenhada especialmente para gatos. São inúmeros modelos de tamanhos diferentes. com formatos ergonômicos diversos e superfícies arranháveis. Os móveis Cat-On são produzidos exclusivamente com materiais crus de fontes renováveis: madeira certificada de reflorestamento e papelão reciclado. É brinquedo, é sofá. E é bonito.
AN úmida com vegetais orgânicos
A Alemanha é mesmo vidrada em dietas biologicamente adequadas. Veja mais um exemplo: LandFleisch, preparada com legumes, verduras e ervas orgânicas e ampla variedade de proteínas frescas. As duas versões hipoalergênicas são preparadas com carnes de cavalo e caprino. Com setenta a noventa por cento de inclusão de carnes,tem linha com e sem cereais (arroz). Muito bacana!
Peixinhos desidratados
Infelizmente não encontramos o site da empresa Fit-Hap que produz e comercializa esses peixinhos desidratados para pets. Uma pena! Mas fica a ideia; muito bacana. Os petiscos são do tamanho de manjubinhas, bem pequenos, e seguros para oferecer inteirinhos (sim, com as mini espinhas e tudo!). Crocantes e nutritivos.
BARF de montar
O conceito de “BARF puzzle” é uma mão na roda para quem gosta de preparar em casa as porções de AN crua com ossos do peludo. São freezers horizontais da empresa alemã Petman Barf-in-One com pacotes contendo porções de carnes desossadas e vísceras diversas, já cortadas ou moídas, pacotes com vários tipos de ossos carnudos crus moídos, cortados ou inteiros e misturas de vegetais triturados – já enriquecidos com suplementos naturais de modo a atender os requerimentos nutricionais da FEDIAF (entidade que emite diretrizes para formulação de alimentos para pets na Europa). É só descongelar, combinar os alimentos na proporção de AN que te agradar mais – e servir! Possibilita variar mais o cardápio com o mínimo de trabalho. A Petman também disponibiliza porções já montadas de BARF (AN crua com ossos) para quem preferir assim. Mais prático, impossível.
BARFs prontinhas
A Suécia produz a Mush B.A.R.F Vaisto, AN crua com ossos já prontinha, comercializada congelada. Tem para cães e para gatos, em duas apresentações: embalagem em forma de “salsicha” e em hamburguinhos (“patties”) como na foto acima.
Quem mora na Inglaterra vai encontrar a linha “Country Hunter” da empresa Nature’s Menu: crua com ossos, com 80% de inclusão de alimentos de origem animal, em diversas versões: frango e salmão, pato, coelho, veado, peru, peixe branco e cavalinha. cordeiro e peru com peixe. Variação pra ninguém botar defeito!
A empresa alemã Fleischeslust produz uma linha de BARF para cães e gatos. Para os bichanos, são os tubinhos da dieta úmida Pussy Deluxe, contendo a comida em apresentação “chunky” (em pedacinhos, para os que curtem textura) e patê (mais lisinho). As fórmulas dos felinos concentram um mínimo de 90% de carnes e são completamente livres de corantes, flavorizantes e conservantes sintéticos. Os sabores são fantásticos: frango com cenoura e espirulina, frango com atum, cordeiro e queijo cottage, frango com frutos-do-mar e abóbora, carne bovina com gema de ovos e óleo de krill, e coelho com pato e salmão e sementes de chia.
Bebedouro inteligente
Cansado da lambança que o peludo faz ao beber água? Preocupado com a qualidade da água de torneira que ele bebe? A empresa australiana Heyrex inventou o bebedouro Torus, que soluciona esses e outros inconvenientes! Você coloca água por uma entrada na parte externa do bebedouro, fecha bem e a água é toda filtrada e refrescada dentro do Torus e vai sendo liberada aos poucos, em uma poça pequena. Dá até pra servir água pro peludo no carro, sem fazer bagunça. Tem Torus com capacidade para 1 litro e 2 litros e em várias cores. É feito de prolipropileno específico para alimentos e livre do contaminante BPA. Não é como os bebedouros de bilha, que dependem do animal lamber para liberar a água. No fundo sempre fica uma pocinha que é continuamente preenchida.
UPDATE: A Dra. Fabiana Grecco da Abase entrou em contato com a gente em novembro de 2016 pra contar que o Torus já está disponível no Brasil. Ele pode ser adquirido nas lojas online Bitcão e Geração Pet, e em várias lojas físicas.
Ossos recreativos crus
Passamos por esse estande e nos espantamos com a aparência natural, fresca, desses ossos da foto de cima. Chamamos o responsável para saber tudo a respeito, mas apesar de ser muito simpático ele infelizmente falava pouquíssimo inglês. Contudo, conseguimos entender que os ossos são de fato frescos (crus!), embalados à vácuo e de carneiro, boi e porco criados a pasto. A empresa é alemã, chama-se Santaniello, existe desde 1998 e produz também dieta natural crua completa em jarro de vidro (adoramos!) – veja na foto acima – petiscos sem farinhas e sem aditivos sintéticos e suplementos naturais, como óleo de salmão.
Comedouro ecológico
Vencedoras de prêmio, as vasilhas britânicas Beco Bowl são produzidas com fibras de descarte derivadas de bambu (que tem efeito bactericida natural) e casca de arroz, são sustentáveis de produzir e biodegradáveis quando descartadas. Duráveis e resistentes, podem ser lavadas em máquina e estão disponíveis em cinco tamanhos.
Fitocosméticos ultranaturebas
Ficamos deslumbradas com a linha de fitocosméticos da marca italiana Officinalis Pet. É absurdamente completa: tem loções, shampoos, condicionadores, repelentes do mosquito que transmite Leishmaniose (à base de melissa e citronela), solução para limpeza de ouvidos, sabonetes, perfumes e uma linha para peludos de pele sensível. A empresa emprega exclusivamente extratos de vegetais cultivados organicamente e colhidos à mão. O processamento das matérias-primas é gentil e usa glicerina de origem vegetal. O resultado é um fitocosmético que concentra 95% de produtos naturais e é livre de corantes artificiais, perfumes sintéticos (o cheirinho agradável e suave é proveniente dos óleos essenciais das plantas) e sem adição de silicone (que na verdade estraga os pelos). Quer mais? Não é testado em animais, tem pH neutro e vem em embalagem reciclável. Vale muito a pena conferir o (lindo!) catálogo em inglês dos produtos.