Nesse Natal, sua família provavelmente irá saborear uma ceia completa e caprichada, com direito a peru, pernil, farofa, rabanada, arroz com passas, panetone, sorvete, e muitas outras delícias típicas. Sabe qual membro da sua família também adoraria entrar no clima da gastronomia natalina? Seu cão ou gato!
Com uma pitada de bom senso e atenção a algumas informações importantes, você mesmo poderá preparar em casa o banquete de Natal do seu melhor amigo! Confira abaixo nossas sugestões e dicas e torne o Natal do seu pet inesquecível!
Oliver deseja a todos um Feliz Natal!
Almoço / café-da-manhã:
Carne + ossos de peru
Nos dias 24 e 25, tire seu pet da rotina! Em vez de oferecer os costumeiros meaty bones (carnes contendo ossos) de frango, sirva meaty bones de peru! As peças são um pouco mais caras, mas em compensação podem ser facilmente encontradas. A carne de peru é famosa por ser light e de fácil digestão, além de muito nutritiva – fonte de ferro, cálcio, proteínas, zinco e muitos outros nutrientes valiosos. Pode ser oferecida a cães de qualquer porte e a gatos.
Com alguma antecedência, encomende com o açougueiro pescoço, dorso (“carcaça”), asas e até cabeças e pés de peru. A pele possui gorduras saudáveis e só deve ser retirada se seu animal estiver acima do peso. Ofereça os meaty bones nas refeições matinais como de costume: peças inteiras – ótimas para a saúde dos dentes e gengivas -, ou como patê – pescoços e/ou pedaços de dorso batidos no processador ou liquidificador.
Pés de porco / costelinhas / pernil
Os chamados pig trotters (pés de porco) rendem ótimos meaty bones para cães de porte médio e grande. Você pode encomendá-los nos açougues ou em mercados municipais. Em geral são peças baratas. Em São Paulo, vi pés de porco à venda em uma casa de carnes no Mercado Municipal. A carne de porco é rica em vitaminas B1 e B2 e em potássio, e a porção das patas apresenta teor consideravelmente menor de gorduras.
Cães de porte pequeno/médio também podem saborear costelinhas suínas; e os grandões, um bom pedaço de pernil. Só tome cuidado com o osso do pernil, que é fêmur, mais duro. Esse tipo de osso, quando limpo (sem nadinha de carne), pode quebrar as pontas dos dentes de trás (molares e pré-molares).
Seu cão devorou o pernil e uma parte pequena do osso acabou sendo comida no processo? Tudo bem, o osso é fonte de cálcio e outros minerais. Mas caso o cão não tenha consumido nada de osso nessa refeição, acrescente uma pitada de pó de casca de ovo na refeição da noite, a fim de repor o cálcio não ingerido.
Jantar
No lugar dos costumeiros cubos de carne bovina ou de frango crus, ofereça peito de peru, ou cubos de lombo / pernil suíno! Dependendo do número de pets e do porte deles você vai gastar um pouco mais. Mas é só por uma noite, né?
“Posso dar um pouquinho da nossa ceia?”
Pode sim. Apenas não exagere na quantidade – a porção deve ser a mesma do jantar habitual do pet – e evite os alimentos abaixo, contra-indicados para cães e gatos:
– Uvas passas (associadas a problemas renais e cataratas);
– Cebola ou alimentos temperados ou cozidos com cebola (tóxicos para cães e gatos mesmo em baixas doses);
– Alimentos feitos com chocolate ou que contenham chocolate (o composto teobromina é tóxico para cães);
– Doces e açúcar refinado;
– Ossos cozidos (se tornam quebradiços e mais duros, favorecendo perfurações gastrintestinais) – não ofereça pedaços assados de peru com osso;
– Bebidas alcoólicas (nem precisa dizer mais nada, né?)
Não quer arriscar? Cozinhe arroz (branco, integral), quinua ou lentilha (dica para o Réveillon!) com uma pitadinha de sal, um fio de azeite e um pouquinho de salsinha e/ou alecrim frescos, junte os legumes favoritos do seu cão cozidos ou batidos crus no liquidificador e acrescente peito de peru ou carne suína crua. Está pronta a ceia natural do Totó!
Os bichanos requerem uma versão ainda mais básica, uma vez que não são lá muito chegados a grãos e legumes. Ofereça somente o patê de meaty bones de peru, ou ainda a carne crua picadinha ou em cubos com uma pitadinha de pó de casca de ovo. Se preferir, adicione algumas gotas de óleo de fígado de bacalhau e salpique de leve com levedo de cerveja.
E, para tornar tudo mais gostoso, que tal assar uns biscoitinhos especiais para seu amigão? Confira abaixo uma imperdível receita natalina e bote (literalmente) as mãos na massa! Obs: só atente para o bom senso. Ofereça ocasionalmente e com moderação, para não predispor seu pet à obesidade.
Bicoitinhos Crocantes de Peru
Anote aí!
Você vai precisar de:
* 375 gramas de pescoço, asas, fígado e costas de peru crus, batidos no liquidificador.
* 425 gramas de salmão ou cavalinha ou atum em lata
* 1 1/2 xícara de farinha de centeio
* 2 xícaras de farinha de trigo integral
* 2 ½ xícaras de farinha de arroz integral
* 1 ½ xícara de gérmen de trigo
* 5 colheres de sopa de óleo vegetal (qualquer um)
* 4 colheres de sopa de fucus inteiro (opcional)
* 1 ½ xícara de leite em pó
* ¾ de xícara de levedura de cerveja em pó
* 4 xícaras de caldo de galinha ou de carne
Instruções:
1 – Misture bem os ingredientes secos
2 – Acrescente à mistura as peças de peru moídas e o peixe. Adicione o caldo de carne ou de frango e o óleo vegetal. Misture ao mix dos secos
3 – Abra a massa até ela atingir 0,5 cm de espessura
4 – Corte a massa com cortador de biscoito; se tiver em forma de Papai Noel, pinheiro ou outros motivos (ossinhos, gatos, etc) ficará ainda mais legal!
5 – Coloque a massa sobre papel manteiga culinário untado
6 – Asse a 180 graus centígrados até ficar marrom-dourado
7 – Deixe esfriar. Ofereça ao pet e Feliz Natal !
Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!
Publicado em 9 de dezembro de 2008 por Sylvia Angélico