fbpx

A amiga e querida Fúlvia, responsável pela adorável Whippet Suzie, vira e mexe aparece com receitas pra lá de apetitosas para peludos – e, por que não? – para seus cuidadores. Apetitosas e nutritivas! Suzie é uma galguinha de sorte com essa “mamys” gourmet e chef de mão cheia, não acham? (Neste endereço, confiram outras deliciosas contribuições da Fúl, como a Tortinha de Manjubinhas.)

Ah, antes de pular para a receitinha dos Biscoitos de Linhaça, saiba você que a Fúlvia é também uma blogueira cachorrófila talentosa e inspirada. Não deixe de visitar esses espaços onde artigos dela podem ser conferidos: Mães com Cães e Canto dos Bichos .

Com a palavra, Fúlvia Andrade:

“A receita de hoje é um biscoitinho de linhaça, para humanos e caninos =) Como eupreparei pra nós quatro (três humanos e uma dog)  fiz a receita inteira, rendeu uns 30 biscoitos. E a família toda pode comer!

Biscoitos de linhaça – para humanos e caninos

Ingredientes:

– 300g de farinha de trigo (você pode fazer uma opção de 50% de farinha de trigo branco e 50% de trigo integral)
sugestão da equipe Cachorro Verde: como muitos cães não se dão bem com farinha de trigo, poderia-se usar 50% farinha de quinoa e 50% farinha de aveia.

– 50g de aveia em flocos

– 1 colher (chá) de fermento biológico seco

– 200 ml de água morna

– 4 colheres (sopa) de óleo
sugestão equipe do Cachorro Verde: para um resultado ainda mais nutritivo, use óleo de coco

– 1 colher (chá) de sal iodado

– ¼ xícara (chá) de sementes de linhaça
sugestão equipe Cachorro Verde: para os cães, as sementes de linhaça mais facilmente digestíveis e melhor aproveitadas pelo organismo são as escurinhas e trituradas (não as douradas, cruas).

Modo de preparo:

Misture a farinha com o sal e a aveia numa tigela grande. Faça uma cova no meio da mistura, como um vulcãozinho, e acrescente o óleo e a água pouco a pouco, de forma que a farinha vá incorporando o líquido devagar. Reserve ¼ de xícara (chá) de água para dissolver o fermento e o acrescente no final. A massa não deve ser muito sovada, para ficar bem macia. Cubra a tigela com um pano seco e reserve-a, até que ela dobre de tamanho.

Quando dobrar de tamanho, leve-a a geladeira, para facilitar sua abertura. Enfarinhe uma superfície e abra a massa com um rolo, até a espessura de 1 centímetro. Corte-a com um cortador redondo ou quadrado e faça furos com um garfo para que os biscoitos não estufem no forno.

Asse os biscoitos em forno médio, em forma baixa, sem untar, até ficarem dourados.”

Espere esfriar e ofereça ao peludo (e à família!). Lembre-se de oferecer petiscos com moderação a cães e gatos, para não predispô-los ao sobrepeso. O site e o blog Cachorro Verde agradecem à gentileza da Fúl por nos ceder essa saborosa receita!

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!