fbpx

Na sua cozinha por acaso tem chá verde, chá de hortelã, kombucha, vinagre de maçã ou óleo de côco? Se a resposta é “sim”, você não sabia, mas tem em casa remédios naturais de ação tópica segura que atuam repelindo pulgas, reduzindo quadros leves a moderados de coceira, suavizando seborréia seca e restaurando a camada de proteção da pele do pet.

Mais abaixo você vai conferir três receitas super simples de preparar:

  • Uma solução repelente de pulgas com vinagre de maçã para ser usada na última água do banho do pet. Precisa ser o vinagre de maçã – não adianta ser vinagre de outro tipo. Essa solução, aliás, pode ser borrifada na pelagem do pet sempre que ele for frequentar um local que pode ter pulgas. Como tem ação antibacteriana, também pode ser usada para limpar os ouvidos do cão periodicamente, removendo o excesso de cerúmen e prevenindo otites. Se tiver acesso a vinagre de maçã orgânico, fermentado e/ou prensado a frio, melhor ainda. Senão, pode usar o normalzão do supermercado mesmo.
  • Um hidratante com óleo de côco. O uso tópico do óleo de côco é sensacional, pois tem propriedades antifúngicas, antivirais e antiinflamatórias, além de ajudar a combater a caspa seca e hidratar regiões ressecadas, como cotovelos e base das unhas. Só não esqueça de aplicar com moderação e, 5 minutos depois, lavar com um shampoo ou sabonete neutro para remover o excesso e não deixar a pelagem engordurada. Podendo ser óleo de côco orgânico e/ou prensado a frio, melhor; mas não é um pré-requisito.
  • Um mix de chás para acalmar coceiras e reequilibrar o microbioma da pele. Essa receita, adaptada de um protocolo da brilhante veterinária Karen Becker, originalmente inclui colostro em pó, esporos de microorganismos e extrato de hamamélis, itens que por aqui não são fáceis de encontrar. Vamos ficar com as propriedades do chá verde e/ou do chá de hortelã (aliás, por que não associar ambos?) e do kombucha. Se não encontrar folhas desidratadas de hortelã e de chá verde, use a versão desses chás em saquinho. Já o kombucha simples, você encontra em supermercados.

E, claro, se não vir melhora dos sintomas com as medidas naturais, não hesite em consultar a veterinária de sua confiança!

  • Vinagre de maçã
    O vinagre de maçã não mata as pulgas, mas ajuda a repeli-las, já que as pulgas detestam o cheiro do vinagre na pelagem do pet.
    Como usar Na última água do banho, despeje uma solução de 1 parte água e 1 parte vinagre sobre o corpo do cão e massageie. Não enxague, apenas seque.
  • Óleo de côco
    O uso tópico do óleo de côco restaura a barreira lipídica da pele e combate a descamação (caspa) e as leveduras e bactérias oportunistas.
    Como usar Dê banho, aplique um pouco de óleo de côco nas partes ressecadas, massageie e deixe agir por 5 minutos. Passe o shampoo novamente e enxague.

  • Chás contra coceira
    O uso tópico de chás refresca a pele, ajuda a restabelecer o pH adequado e a controlar bactérias, leveduras e fungos que causam coceiras.
    Preparo Ferva 1 litro de água. Adicione 4 colheres de chá de folhas de hortelã desidratadas ou chá verde desidratado. Tampe por 5 minutos, coe e espere esfriar. Adicione 250ml de kombucha simples e misture. (O kombucha é um chá probiótico que aqui ajuda a requilibrar o microbioma da pele.)
    Como usar Despeje a mistura de chás no corpo do cão na última água do banho, massageie e deixe agir por 5 minutos. Não enxague, apenas seque.

Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

 

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!