Desde que comecei a prescrever Alimentação Natural (AN) para cães e gatos, em 2011, os quadros de pele são a principal queixa dos tutores que me procuram. Coceiras intermináveis, lesões na pele e otites recorrentes incomodam muito os peludos e suas famílias. Diante disso é comum que amigos, familiares e veterinários recomendem trocar a alimentação do animal.
Isso nos leva à pergunta que dá título a esse post: “AN vai melhorar a alergia do meu pet?” E a resposta é um sonoro “depende”. Depende da causa e dos gatilhos do prurido. Desde que o site do Cachorro Verde foi lançado, há quase 17 anos, recebo relatos de pets que tiveram melhora ou até remissão completa da coceira com a simples substituição da ração por uma dieta natural “normal”, variada, sem necessidade de adotar uma dieta hipoalergênica e restritiva.
Por quê? Difícil saber ao certo. A explicação pode estar na exclusão de aditivos como corantes e conservantes, na oferta de nutrientes de alta qualidade que impactam positivamente na pele — como ômegas-3, proteínas, zinco e vitaminas do complexo B —, na redução da permeabilidade intestinal e na diversificação e resiliência do microbioma intestinal. Foi o caso da minha cachorrinha Zuri.
No entanto, a AN comum nem sempre resolve quadros alérgicos. Por experiência, dois fatores pesam:
- Para ter mais chances de ser efetiva, a dieta deve ser hipoalergênica — baseada em uma única proteína nova para o pet —, individualizada, restritiva (poucos ingredientes) e seguida à risca por 6 a 12 semanas (normalmente, 2 meses bastam).
- Boa parte dos quadros alérgicos infelizmente têm pouca influência da dieta, como a DAPP (Dermatite Alérgica à Picada de Pulgas) e a atopia, causada ou agravada por exposição a pólen, ácaros, mofo, grama etc.
Retomando, AN pode ajudar seu peludo “cocento”? Sim! Mas, se você já tentou uma dieta natural convencional sem sucesso, busque um profissional para prescrever uma dieta de eliminação personalizada. Esse ainda é o padrão-ouro para diagnosticar hipersensibilidade alimentar (HA, a famosa “alergia alimentar”).
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!