fbpx

Todo cão e gato deve ter pelo menos uma tigela de água fresca à disposição o dia todo, disso todos já sabemos. Mas essa água pode ser da torneira mesmo ou precisa ser filtrada, mineral etc?

Se o tutor tiver condições de oferecer água filtrada, é melhor do que servir água da torneira. A maioria dos filtros remove pelo menos grande parte das bactérias, protozoários, como a giárdia que causa diarreia, além de cloro, que é uma substância potencialmente prejudicial à saúde. Mesmo um filtro simples, de barro, já ajuda a limpar melhor a água da torneira. Oferecer água mineral me parece desnecessário e bastante caro, mas em alguns casos o veterinário pode prescrever. Uma vez orientei um rapaz morador de uma cidadezinha no interior do Nordeste onde os habitantes tinham acesso apenas a água de poços que eles escavavam. E essa água vinha muito dura, calcárea, com um índice perigoso de minerais formadores de cálculos nas vias urinárias e um pH excessivamente alcalino. Ele tinha dois cães jovens que já estavam com cálculos formados na bexiga e rins. Nesse caso recomendei que toda a água ingerida por esses cães passasse a ser água mineral para controlarmos a ingestão de minerais deles.

Por que a água é tão importante, além de servir para hidratar?

A água é um nutriente indispensável, muito mais urgente para o organismo que o alimento. Não gera nenhuma caloria, mas é essencial à vida. Ela participa de todas as funções fisiológicas e de todas reações bioquímicas que acontecem no corpo. É o meio de difusão dos nutrientes até os órgãos, é meio de dispersão de resíduos, é o agente lubrificante das articulações e das mucosas, é o principal meio regulador da temperatura corpórea. Um cão ou gatinho filhote é 75% composto de água. O adulto, 60%. É possível resistir até vários dias sem alimento, o corpo vai dando um jeito. Mas ficar sem água nenhuma por mais um dia inteiro já acarreta imensos prejuízos à saúde, em especial, aos rins. E essa água não é só aquela que é bebida. Existe a água metabólica, que é gerada com a digestão da gordura dos alimentos. E existe a água naturalmente presente nos alimentos. E é por isso que gosto tanto de indicar que cães e gatos recebam alimentos naturalmente úmidos. Em dietas naturais, sejam elas preparadas em casa ou comerciais, temos cerca de até 70% de água!

E como saber exatamente quanto de água o nosso cão ou gato precisa ingerir por dia?

Cães saudáveis de todas as idades devem beber cerca de 50ml de água para cada 1kg de peso. Por exemplo, um cão que pesa 5kg deveria ingerir cerca de 250ml de água por dia. Já o gato precisa ingerir cerca de 100ml para cada 2,5kg de peso, em média. Maneiras de averiguar se seu pet está bem hidratado são olhando os olhos e mucosas (estão brilhantes e úmidos? Isso é sinal de boa hidratação). Se você puxar a pele do animal ela volta rapidamente para o lugar ou demora para se recolher? Se demorar é porque o pet pode estar desidratado, salvo, claro, em caso de pets pelancudos como Shar Peis. A urina está abundante, frequente e de coloração amarelo-clara? O primeiro xixi do dia é mais amarelão mesmo e isso é normal e esperado. Mas os outros devem ser mais claros.

Pets que recebem Alimentação Natural bebem menos água?

Sim, e isso é normal. Com a mudança para a dieta caseira é esperado que os cães reduzam bastante o consumo de água. Isso acontece porque a comida caseira tem 70% de água na sua composição. A ração é um alimento seco, só possui 10% de umidade, além de ter bastante sódio na sua composição – isso faz com que os cães bebam bastante água para compensar. Se seu pet reduziu o consumo de água mas continua fazendo xixi em abundância, isso é normal. Observe se a cor e o odor do xixi estão suaves. Se estiverem, isso é o que indica que está tudo bem mesmo.

No caso de cães e gatos que comem principalmente ração seca e bebem pouca água, como ajudá-los a beber mais?

Espalhe tigelas de água fresca pela casa. Principalmente os gatos, mas também os cães, preferem água corrente, então, bebedouros de fonte, que ficam escorrendo água o tempo todo, são boas escolhas. Inclusive há gatos que bebem bastante se abrirmos a torneira por alguns instantes e deixarmos sair um filete de água. O tutor pode saborizar pequenas porções de água e servir como petisco ao seu pet. Misturando iogurte natural, sem adoçar, à água, em uma proporção de 1 parte iogurte e 3 partes água, por exemplo. Ou cozinhar carne, peixe ou frango em água e usar essa água que vai pegar cheiro e sabor fortes das carnes para misturar nessa mesma proporção à água. Esse líquido saborizado pode ser armazenado e congelado em fôrmas de gelo com tampa de silicone por até 3 meses. E o tutor pode servir alguns cubos por dia ao animal, congelados mesmo ou derretidos, a depender da temperatura do dia e da preferência do animal. Oferecer um pouco de água de côco natural e frutas ou vegetais ricos em água, como melancia, melão, chuchu, salsão e pepino também fornece bastante água. Uma dica importante nesses casos é que se o pet puder ingerir um pouco de líquido 3x ao dia é mais útil e benéfico do que se ele ingerir muito líquido de uma única vez, porque assim ele se mantém bem hidratado ao longo do dia.

Não deixe de conferir nessa outra postagem como preparar o famoso caldo caseiro de ossos de frango para pets. Esse caldo é delicioso, cheiroso, pelo menos pra eles, muito nutritivo e excelente opção para ajudar a mantê-los bem hidratados, além de ser fonte natural de colágeno.

Sylvia Angélico
Médica Veterinária pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!