Aproveitamos o espírito vamos-nos-cuidar do Novembro Azul pra lembrar que quem tem cachorro macho sexualmente intacto (não castrado) não pode descuidar da saúde da próstata dele!
Sinais de que essa glândula não vai bem incluem lambedura excessiva do prepúcio, presença de secreção sanguinolenta ou esverdeada no pênis e eliminação de fezes em formato de fita (achatadas). Também é super comum a próstata já estar alterada mas ainda sem provocar sintomas. Daí a importância da prevenção.
Durante a consulta de check-up geral (semestral ou anual, hein gente?) com o médico do seu dog, peça o toque retal para exame digital da próstata. Não dá pra fazer o toque nos machos miudinhos por motivos óbvios, mas para todo e qualquer caso existe o exame de ultrassonografia abdominal que avalia também o aspecto desse órgão.
Em caso de hiperplasia prostática benigna (ou HPB), que é o aumento da próstata causado por hormônios, pode-se tentar primeiro um tratamento com nutracêuticos como saw palmetto, licopeno, zinco e quercitina (dosagens e posologia com seu vet). Quando o caso é mais sério, o tratamento com antibioticos pode ser indicado e até a castração, que dá cabo do problema dentro de pouco tempo sem maiores complicações.
Para mais informações sobre a próstata canina, a função dela no organismo, as principais doenças a que ela está sujeita e como preveni-las, confira:
* esse artigo do qual participei como consultora para o espaço Canina Blog
* excelente artigo em inglês escrito pela vet holística norte-americana Karen Becker