fbpx

Polly é a minha cachorrinha vira-lata, vinda lá do lindo @projetosegundachance com três anos de idade, em 2011. Hoje ela deve ter uns 15 anos e pesa 8kg.

De cara, Polly entrou na Alimentação Natural crua com ossos, dieta dos meus outros cães. Por 9 anos a gente preparou tudo em casa: encomendávamos e retirávamos carnes, vísceras e ossos carnudos crus com o querido Paulo Bianchini, processávamos os vegetais e montávamos até 45 porções diárias de alimento (para 4 cães!). Na época a gente tinha um pequeno freezer só para a AN.

Há dois anos vim para um apartamento menor com a Polly e a salsichinha Maya (que virou estrelinha aos 17 anos, pouco tempo depois) e a correria intensificou. Buscando conveniência, formulei as dietas e terceirizei o preparo. Eu já indicava a empresa @xigpet e sabia que é uma das poucas no país que preparam dietas cruas e cozidas.

Desde então, a Xig me entrega todos os meses as porções congeladas de AN da Polly. Ela come 300g por dia, que divido em três refeições para acompanhar a rotina dos gatos – antes deles eram duas vezes. A dieta tem 35% de ossos carnudos crus (de frango e peru), 7,5% de vísceras secretórias (baço, rim, fígado etc) e 45% de carnes cruas desossadas (cortes de bovino, porco e sardinha).

Aí vou enriquecendo com vegetais que preparo para mim (sem cebola ou pimenta), pedacinhos de abacaxi, kiwi, amoras, avocado, morango, manjubinhas desidratadas da @originalbarf, ervas, cúrcuma, iogurte/kefir, azeite de oliva extravirgem e, várias vezes na semana, ovo cozido (a idade deixou ela intolerante a ovo cru).

De suplementos, entram óleo de krill ou óleo de peixe, “Food Dog – Dietas cruas com ossos” (que ajudei a desenvolver 😊), spirulina ou clorella e 1/2 colher de chá de sementes de chia, de linhaça ou de gergelim.

Hoje a Polly é surda e tem o intestino mais sensível; vira e mexe tem colite se come alguma besteira na rua, mas soluciono rapidinho com carvão ativado, probiótico e caldo de ossos (esse protocolo merece um post, hein?). Mas, para a minha imensa sorte e felicidade, ela continua uma vigorosa companheira de passeios, uma cabrita saltitante na hora de comer e uma avó paciente com os gatos 👵🏽 🥰

A seguir vamos ver exemplos da primeira refeição do dia da Polly, que é mais caprichada. É nela que adiciono os “extras”: vegetais, suplementos, ervas, sementes, ovos etc.

As outras duas refeições têm composição mais básica, com o restante da porção que a Xig Pet preparou, com ossos carnudos crus, carnes desossadas e vísceras.

Como anda a variação de alimentos na Alimentação Natural aí na sua casa?

Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945

Comunicado Cachorro Verde

As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.

Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!