Início de ano inspira mudanças positivas, né? Nada mais sensato, então, que abrir as postagens de 2023 oferecendo um empurrãozinho a quem está cogitando migrar seu cão ou gato para a Alimentação Natural (AN).
Nós poderíamos listar aqui uma infinidade de vantagens que a AN, quando conduzida responsavelmente, traz à saúde do seu peludo. Vamos começar com cinco delas e vocês, que já são praticantes, acrescentam outras aqui nos comentários das nossas redes sociais, combinado?
Em tempo: compreendemos que a AN não está ao alcance de todo mundo. É uma dieta mais cara que uma ração econômica e exige planejamento, espaço e tempo. Com frequência, a ração é a opção mais segura de alimentação que muita gente pode oferecer ao pet, por “n” motivos – orçamento apertado, falta de tempo, um grande número de animais sob os seus cuidados etc.
Se você não pretende abandonar a ração, mas tem interesse em incrementá-la com um pouco de alimentos naturais, confira nossas postagens no blog do Cachorro Verde a aprenda como fazer isso sem desequilibrar a dieta do seu pet. A inclusão regular de um pouco que seja de comida fresca e nutritiva à ração industrializada já tem um impacto positivo perceptível na saúde do seu animal; há inclusive evidências científicas disso.
5 Razões para oferecer Alimentação Natural para o seu cão:
- A maioria das rações secas contém aditivos químicos (conservantes, flavorizantes, corantes etc). Essas substâncias são adicionadas para preservar o alimento por mais tempo e torná-lo mais atraente ao pet, mas não trazem nenhuma vantagem para a saúde dos peludos. Há evidências de que alguns deles – caso dos corantes e de alguns conservantes – possam ser prejudiciais à saúde.
- Ração seca quase não contém água, que é um nutriente essencial. A umidade de uma ração seca é de até cerca de 12%, enquanto alimentos naturais são compostos por até 80% água. A água abundantemente presente em alimentos naturais favorece o estado adequado de hidratação. Para os gatos, tão predispostos a quadros urinários e renais, esse é um fator fundamental.
- A composição da ração costuma privilegiar subprodutos superprocessados de milho e soja, com baixa inclusão de carne, vísceras e verduras. Gatos são carnívoros obrigatórios e os cães são carnívoros oportunistas. Tendo em vista as características fisiológicas, metabólicas e comportamentais dessas espécies, faz sentido preferir uma dieta com teores no mínimo moderados de proteína e gordura de origem animal.
- Ao alimentar seu pet exclusivamente com ração seca você oferece o mesmo único alimento todos os dias. Monótono e, a meu ver, nutricionalmente questionável, já que nesse caso contamos somente com ingredientes superprocessados e nutricionalmente empobrecidos e com vitaminas e minerais sintéticos para nutrir adequadamente nossos animais.
- Ração seca está sujeita a contaminação por micotoxinas (toxinas geradas por fungos) por conta da alta concentração de grãos como milho e soja em sua composição. Essas micotoxinas são notórias por aumentarem o risco de câncer e disfunções neurológicas, hepáticas, imunológicas e reprodutivas.
Sylvia Angélico
Médica Veterinária
pós-graduada em Nutrição Animal
CRMV-SP 29945
Comunicado Cachorro Verde
As informações divulgadas em nossas postagens possuem caráter exclusivamente educativo e não substituem as recomendações do médico-veterinário do seu cão ou gato. Por questões ético-profissionais, a Dra. Sylvia Angélico não pode responder certas dúvidas específicas sobre questões médicas do seu animal ou fazer recomendações para seu pet fora do âmbito de uma consulta personalizada. Protocolos de tratamento devem sempre ser elaborados e acompanhados pelo médico-veterinário de sua confiança.
Obrigada por acompanhar os canais do Cachorro Verde!