fbpx

O então blog Cachorro Verde nasceu em junho de 2008. Aliás, como me divirto ao me lembrar das incorreções factuais das primeiras postagens. A Alimentação Natural, que nem era conhecida por esse termo no Brasil, era novidade. Um ou outro site tinha uma página sobre a BARF, outro sobre a Raw Meaty Bones (RMB)  – as principais vertentes de dieta crua para pets. Fomos pesquisando aqui e ali, em sites de língua inglesa. Combinamos conceitos da BARF, outros da RMB, e  depois, de dietas de veterinários que admiramos, como o Dr. Richard Pitcairn, Ph.D. A nossa AN era, literalmente, um frankenstein.

Fizemos várias burradas. No começo não liquidificávamos ou cozinhávamos os vegetais – nossos cães  encaravam folhas inteiras de couve. Batatas eram oferecidas cruas, um erro considerável. A dieta foi introduzida bruscamente, o que os adultos tiraram de letra, mas que provocou transtornos  digestivos na Corah, quando veio morar conosco ainda bebê. Achávamos que todos os meaty bones eram adequados a todos os cães, não importando a idade, porte e e raça. Um tropeço atrás do outro. Mas isso faz parte do aprendizado. Esses errinhos são lembretes do nosso aperfeiçoamento – e felizmente não ficaram no site tempo suficiente para causarem problemas. Ufa…

Bem, fato é que quando o Cachorro Verde foi criado, nenhuma de nós imaginava o quão longe a iniciativa de divulgar dietas caseiras na Internet poderia ir. O Brasil de 3 anos atrás era incrivelmente hostil às dietas caseiras. Discutimos até se deveríamos permitir comentários nos posts, com receio de represálias violentas.  Mas a AN e dieta cozida do Cachorro Verde foram encontrando seu espaço. Atraíram primeiro os tutores já familiarizados com as dietas naturais consagradas (BARF, RMB, etc). Depois, os naturebas que fogem de industrializados e, então, pessoas cujos pets rejeitam ração a todo custo.  Como as vantagens das dietas caseiras são inúmeras e rapidamente perceptíveis – e do ponto de vista da saúde, imbatíveis na minha opinião – a boa notícia logo atingiu criadores, veterinários e tutores.

A receptividade à AN crua e dieta cozida deu um salto. E acredito que esse movimento veio para ficar. Demorou para chegar, até. Porque aqui as pessoas são muito ligadas à alimentação saudável, à família, ao natural e ao artesanal. E o mercado pet brasileiro é o segundo maior do mundo!  Não tenho dúvida de que nos próximos anos veremos o mercado de petfood se transformar de forma revolucionária: descentralizar, pluralizar, se democratizar. Isso é muito mais saudável para todos.  Dietas cozidas comerciais já são uma realidade, dietas cruas também, de certa forma. Rações sem grãos (grain-free) estão a caminho. Essas novidades não seriam viáveis sem a demanda que todos vocês vêm gerando. Podem crer que eles, lá em cima, estão de olho em tudo o que fazemos, falamos, procuramos. Sei disso porque já fui ameaçada e perseguida por aqueles que não desejam essa mudança.

Não é cômodo mudar, enfrentar questionamentos. Mas nós queremos essa mudança, queremos alimentos cada vez melhores para nossos pets. Nós temos voz e opinamos. Nós é que criamos a demanda – jamais se esqueçam disso. Ao optar por ter o ‘trabalho’ de preparar uma dieta balanceada para seu peludo em casa, apesar de toda a propaganda e pressão, você está ajudando a moldar o mercado. Isso é um voto valioso por uma dieta mais saudável, menos processada e preparada com alimentos nobres e eles estão registrando tudo isso.

Nosso mercado é absurdamente amplo, com espaço para todos. Para a ração seca, para a úmida, para dietas comerciais cozidas, para as rações sem grãos. E também para quem prefere preparar a comida do pet em casa, seja ela crua, cozida ou vegetariana. Quanto mais variedade de opções, melhor. É pela garantia desse espaço que temos lutado e continuamos lutando, educando, divulgando.

O que me traz, finalmente, à comemoração do 3o aniversário do Cachorro Verde. Uau, três anos, já! E o que também é bacana: estou formada. Concluí a faculdade de Medicina Veterinária! Falta “só” o diploma e o CRMV, rs. Mas em agosto/setembro serei oficialmente médica-veterinária. A satisfação é indescritível e estou cheia de planos para 2011 e 2012. Então, no último dia 19 de junho, eu não estava apenas comemorando o aniversário do Cachorro Verde. Mas a conclusão dessa primeira e fundamental etapa.

A festa não podia ter sido mais perfeita – como verão nas fotos a seguir. Amigos maravilhosos, pessoas que admiro imensamente – algumas delas inclusive se deslocaram de outros Estados – , peludos se divertindo loucamente, um dia lindo; nem quente, nem frio.  Amigos/mestres (que TANTO me ensinam)/cúmplices: muito obrigada mesmo, de coração, por terem celebrado conosco! Ano que vem, indubitavelmente, haverá outro. E quem não foi nesse faça o favor de comparecer ao próximo aniver, hein? rs

E fiquem ligados nas novidades Cachorro-Verdianas que virão por aí. Com o CRMV na mão, ninguém me segura! 😛

 

Bolo lindo e delicioso, presente da Mafê e do Apo 🙂

Irapa, Elenice, Norbu e Camilli Chamone

Fúlvia, Ana Corina (Mãe de Cachorro), vinda de Floripa! – e Sarinha (Tudo de Cão)

Amigona Dra. Gabi, da clínica Cantinho Animal e nossa Corah

Tereza (Sra. Focinhos Gelados), Camilli – direto de BH! -, Fowler, eu, Gabi e Ana Corina

Fernanda (Projeto Segunda Chance) e Polly, eu e Maya, Rita e Andreia – gente super do bem!

Mesa de comes e bebes – só delícias! Tinha de tudo: cada um trouxe alguma coisa.

Molho vinagrete do Fowler: uma perdição sem fim….

Lugar LINDO. É a Chacrinha, da veterinária homeopata Dra. Fernanda Pecoraro

Apo, Mafê e Bella; Daniel, Gabi e Bilbo; Alena (veio de Brasília!) e a pequena Malina

Admiro sem reservas: Andreia, Rita, Ana Corina e Fernanda :))

Até parabéns cantamos para o Cachorro Verde (ó a Van querida, no canto direito)

Corah e Lucci: cachorrada se divertiu à grande nesse paraíso!

Van (FotoPets) e eu, by Fowler

Clique aqui para ver mais de 100 fotos lindas do evento!

Feliz aniversário, Cachorro Verde! Obrigada a todos que compareceram à festa; e super obrigada a todos: amigos, leitores, adeptos ou não de nossas dietas. Vocês fazem o Cachorro Verde!

Ano que vem, queremos ver todo mundo na festa, hein? 🙂

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!