fbpx

Marcio pergunta:
Entrei no grupo do yahoo rawfeeding. O estilo deles é 100% carne/osso/miúdos, sem legumes/vegetais. Eles dizem que o lobo não come o conteúdo do estômago das presas e que o cachorro é descendente do lobo e por causa disso o cachorro também não come legumes.

Já o Ian Billinghurst, autor da BARF diz justamente o contrário, que os lobos comiam o conteúdo do estômago de suas presas e portanto que devem comer vegetais (principalmente folhas verdes) e não só isso, diz também que se não comer vegetais o cachorro terá sua saúde prejudicada no longo prazo.

Minha tendência é dar legumes/vegetais. É mais ou menos por aí?

Cachorro Verde responde:

Olá Márcio!
Existem essas e muitas outras opiniões que distoam quando o assunto é Alimentação Natural. Nenhuma está errada. E nenhuma está 100% certa. Existem inúmeras formas de se enxergar a Alimentação. Alguns autores estão mais preocupados com a filosofia de resgatar a Natureza, outros preferem praticidade, outros prezam a saúde dos dentes, outros defendem uma dieta mais sustentável ecologicamente, outros visam a longevidade, alguns querem oferecer o mínimo necessário, outros querem dar tudo o que possa fazer bem, outros preferem um equilíbrio para não exagerar…

E aparentemente ninguém está errando! Porque o principal objetivo – que é alimentar e nutrir sem danificar a saúde – está sendo cumprido. Conheço veterinários que apostam em receitas variadas de comida cozida que funcionam bem, outros advogam em favor de dietas com pouca carne – e até carne nenhuma – outros adotam proporções diferentes… Opte por uma dieta com a qual você se identifique e observe se a saúde dos pets está respondendo de acordo.

Existem dietas para todos os gostos. Quer diminuir ou omitir os legumes? Converse com quem faz assim pra pegar umas instruções, leia os livros do médico-veterinário australiano Tom Lonsdale – autor da Raw Meaty Bones. Se preferir seguir a BARF do Dr. Ian Billinhurst, procure ler os livros dele e pegue dicas com adeptos dessa modalidade. Lembre-se que a BARF verdadeira defende intensa suplementação com vitaminas e minerais, não acrescenta nenhum tipo de grão e oferece TODOS os alimentos crus.

Essa questão dos vegetais é interessante. O pessoal da Prey Model defende que os lobos raramente se alimentam do conteúdo estomacal e intestinal de suas presas grandes. E que os cães, consequentemente, dispensam vegetais na dieta. Pessoalmente, acho os legumes, verduras e frutas benéficos para a saúde dos cães. São fontes de antioxidantes valiosos, fibras, e inúmeros outros  elementos interessantes. Além disso, tornam a dieta mais barata, “sustentável” (menos carne, mais ecologicamente correta) e mais variada.

A AN do Cachorro Verde não é exatamente nem BARF nem Prey Model (Raw Meaty Bones) (nem nenhuma das tantas outras que existe…), mas empresta um pouquinho de cada uma e agrega novos conceitos constantemente porque todos os dias descobrimos novos alimentos, novos nutrientes e novos problemas a serem contornados.

zimba
Zimba,  a Staff do Marcio

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!