fbpx

Olá! Me chamo Luelyn J., sou proprietária da clínica Animaletto em Campinas, São Paulo, e especialista em comportamento animal. Estranhei o fato de você se referir aos cães como “carnívoros” aqui no site. Aprendi na faculdade de Veterinária e até hoje leio em publicações científicas que o cão é onívoro. Que, embora não seja o ideal, ele pode sim sobreviver comendo dietas hipoprotéicas e até vegetarianas. O gato sim, é o carnívoro de verdade, restrito. Em que publicação científica você leu que os cães são carnívoros?

Cachorro Verde responde:
Oi Dra. Luelyn,

Pergunta interessante, essa. Também aprendi, na faculdade, que os cães são onívoros e não carnívoros. Realmente, na grande maioria dos livros, principalmente os acadêmicos, essa é a descrição que encontramos. E de fato o cão pode sobreviver comendo dietas hipoprotéicas e até vegans (sem traço algum de proteína animal). Mas a filosofia do Cachorro Verde e de autores como o Dr. Ian Billinghurst e o Dr. Tom Lonsdale procura ir além do “sobreviver”. Queremos ver os cães felizes e saudáveis. Entendemos que a alimentação ideal para um determinado animal é aquela que se aproxima daquilo que ele espontaneamente busca no ambiente natural. Na Natureza canídeos selvagens como o lobo (ancestral dos cães) se alimentam majoritariamente de carcaça de animais abatidos, seja ela fresca ou em decomposição.

Reconhecemos que os cães são capazes de digerir e aproveitar vegetais, como legumes e frutas. Mas sua morfologia e metabolismo indicam que esse “onivorismo” é infinitamente mais limitado que o da espécie humana. Basta observar como a dentição dos cães – composta por dentes que furam, dilaceram carne e destroem ossos – difere da nossa, que favorece a mastigação. A quantidade de amilase (uma enzima que inicia a digestão do amido) na saliva do cão é quase insignificante; enquanto que na boca humana é abundante. Os canídeos apresentam intestinos delgados curtos, inadequados para a digestão de carboidratos complexos, como grãos. Cães produzem sua própria vitamina C, praticamente dispensando a suplementação dessa substância originalmente presente nos vegetais. O pH estomacal dos cães é extremamente ácido  – chegando a 1 – uma provável adaptação para o consumo de carnes cruas (contaminadas).

Você mesma comentou que segundo a literatura veterinária acadêmica, o gato sim, é um carnívoro obrigatório. Certo? Certíssimo. Os gatos requerem dietas hiperprotéicas. 60% da dieta dos meus gatos é composta de patê de meaty bones (carnes contendo ossos, como asas e carcaças de frango, etc), 30% carne fresca em cubos, e o restante, um mix de iogurte natural, levedura de cerveja, óleo de fígado de bacalhau e um tiquinho de purê de legumes. Esse modelo me parece o mais certo, já que os gatos aproveitam ainda menos os carboidratos e absorvem mal nutrientes vegetais. Prova disso é a incapacidade felina de biotransformar o beta caroteno (presente nos vegetais) em vitamina A. O organismo deles simplesmente não foi feito para o onivorismo.

Obs: Se tiver a oportunidade, leia esse artigo interessantíssimo. A adaptação evolutiva dos cães à proteína é tal que mesmo os nefropatas com mais de 75% de lesão renal conseguem aproveitar alimentações altamente protéicas, sem agravamento da afecção renal!


by nashthebean @ flickr

Bom apetite e uma lambida do Cachorro Verde!

Publicado em 25 de setembro de 2008 por Sylvia Angélico