fbpx

Aloe-Veera

Muita gente a tem em casa e nem imagina o universo de saúde contido em suas folhas verdes e rechonchudas. Estou falando da babosa (ou aloe vera), uma planta de origem africana com propriedades tão diversas que nem caberiam nesse breve post.

Uma das mais valiosas aplicações desse verdadeiro bombril-da-natureza é como gel para alívio de feridas e queimaduras. Pois é, a babosa tem poderosa ação hidratante, anti-séptica (previne e combate infecções) e cicatrizante. Ótima para aplicar em peludos com feridinhas, picadas de pulga e carrapato, calos, rugas inflamadas (alôôô buldogues e pugs!), almofadinhas esfoladas e arranhões.

Clique aqui para conferir um tutorial ilustrado e produzir em casa o seu próprio gel de babosa! Caso não tenha a planta em casa ou conheça alguém que possa doar uma folha, passe na feira-livre mais próxima; lá costuma ter.

Além de ser amiga da pele, a aloe vera também pode ser ingerida. O consumo regular de um pouco de aloe vera auxilia na redução de inflamações, colesterol e da glicemia, melhora a digestão e fortalece a imunidade. Este site, cujas autoras oferecem aloe vera em gel ou suco a cães há mais de 20 anos, recomenda começar com doses baixas para evitar dor de barriga nos pets mais sensíveis. Algo em torno de meia colherzinha de chá por dia a cães de porte pequeno, 1 colher de sobremesa para um cão de porte médio e 1 de sopa para cão de porte grande. O sabor discreto permite misturar o gel diretamente na comida, mas você também pode bater no liquidificador com um pouco de água de côco e servir.

 Quer conhecer a fundo as propriedades terapêuticas da babosa? Não deixe de ler esse excelente artigo!